Atual secretário de Educação do estado, Jerônimo vai deixar o cargo para disputar as eleições. Outro pré-candidato já anunciado é o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
O PT (Partido dos Trabalhadores) informou nesta sexta-feira (11), que oficializou o nome do atual secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, como pré-candidato ao governo do estado da Bahia.
O anúncio foi realizado após uma reunião com diversas lideranças do partido. Jerônimo vai liderar a chapa da situação, após a desistência do senador Jaques Wagner, que era o pré-candidato, o partido definiu o nome de Jerônimo após tratativas internas.
O nome da atual prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, também foram opções discutidas para concorrer ao governo do estado.
Nascido em Jequié, no sudoeste da Bahia, Jerônimo fará a sua estreia na disputa eleitoral nas eleições deste ano. Ele é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e foi secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, entre os anos de 2015 a fevereiro de 2019, quando assumiu a Secretaria da Educação do Estado.
Outro pré-candidato já anunciado é o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que vai concorrer ao pleito pelo União Brasil. ACM Neto lançou a candidatura no dia 2 de dezembro de 2021, em Salvador.
Já a yalorixá Bernadete Souza lançou pré-candidatura pelo PSOL, no entanto, de acordo com a direção do partido, é provável que ocorra uma disputa interna para definir quem vai concorrer ao governo do Estado. A convenção que vai definir a chapa ocorrerá em abril.
Outro pré-candidato ao governo do estado é o professor Giovanni Damcio, do PCB.
Com informações do G1 Bahia