sábado, novembro 23, 2024

A partir da morte de Evilácio Guimarães fica um vazio na história de Bom Jesus da Lapa

Leia também

Homem de muito conhecimento, ele foi um bom narrador da crônica e da memória a cidade

Evilácio Guimarães, ex-bancário, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa, que morreu neste 20 de junho, era uma pessoa bastante antenada, conhecedora de muitos e gerais assuntos, o que fazia dele um ótimo interlocutor quando tínhamos a oportunidade de bater papo.

Foi com Evilácio narrando casos pitorescos de Bom Jesus da Lapa que passei a conhecer um pouco mais da história da cidade e de seus personagens, dos crimes históricos e das autoridades políticas locais.

Política era um assunto que Evilácio gostava de abordar, e lembrava sempre de seu período como presidente da Câmara. Mas ia mais além, ao recordar que foi soldado no quartel do Parque Dom Pedro, em São Paulo, quando se alistou no Exército nos anos 60 e estava no quartel n noite da morte do colega

Na ocasião, Dilma Rousseff que integrava o VAR-Palmares, grupo terrorista que lançou o carro bomba contra o quartel matando o soldado Mario Kozel Filho.

Entretanto, muitas publicações desmentem que Dilma teria participado da ação terrorista. O fato aconteceu sem Dilma presente. Evilácio poderia ser à época soldado no batalhão, o caso aconteceu e não houve provas contra a ex-presidente.

Evilácio Guimarães também foi ótimo parceiro da comunicação, quando escreveu artigos e crônicas publicados no semanário Visto, do qual ele era assíduo leitor e admirador devido ao empenho que fazíamos para manter a publicação circulando nas ruas.

O principal legado deixado por Evilácio está na formação de seus filhos, jovens voltados para os estudos, também detentores de conhecimento em geral e músicos conceituados na cidade.

A morte de Evilácio deixa uma lacuna na cultura e na história de Bom Jesus da Lapa, onde ele fincou raízes e ajudou a construir o pensamento crítico local.

Espera-se que o futuro reconheça a importância deste cidadão e reserve para ele um espaço privilegiado nas páginas da história , rendendo-lhe, ainda, as homenagens merecidas.

Em Bom Jesus da Lapa e região.

Por Emanoel Virgino

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias