Jair Gomes de Araújo (PSDB), conhecido como Jair do Leocádio, foi reeleito com 646 votos no pleito de novembro de 2020. Ele se tornou desde 2016 a principal voz de oposição no legislativo lapense. Mas sua saga começa em 2012 quando foi eleito pelo PPS, porém o partido foi indeferido. Já em 2016 ele garantiu o mandato depois de uma batalha judicial. Em 2020 conseguiu ser o único vereador eleito no grupo do ex-candidato a prefeito Moizés Barbosa.
Sendo uma voz destoante da maioria dos demais colegas, Jair é o edil da Lapa que mais cobra e mais contesta quando se trata de projetos e ações do Executivo.
Ele está otimista porque a oposição já conseguiu agregar mais dois vereadores, além do terceiro que foi eleito pelo grupo do DEM, que é Coriolano Leite. “Mas já entraram Léo de Lió (PSD) e Leonel Cardoso (PSD). O Ernesto sinalizou ficar na oposição, mas depois voltou ao grupo do prefeito”, frisa Jair.
O vereador entende que ficar na oposição não é fácil. “Você tem que deixar de lado alguns confortos pra lidar na oposição, quem não aguenta não fica”, constata.
“Esse primeiro semestre, pra mim, foi de aprendizado. Tive o primeiro mandato e no segundo a gente começou a cortar tudo que foi errado no primeiro mandato. É novo presidente, mas pra mim não muda nada no meu trabalho de oposição. O importante é fazer o que é certo e cortar o que você errou”, realça.
Humilde, Jair diz que errou no primeiro mandato, mas também acertou. Mas neste novo mandato ele que apenas acertar. “Quero ser mais responsável, fazer as coisas ainda com mais sinceridade, a população quer que quando você entra com uma denúncia, tem que ter fundamento para ter credibilidade”, constata.
Falando de eleições futuras ele diz que apoia o deputado federal Adolfo Viana (PSDB), e tem a obrigação de manter o PSDB, que, segundo ele, é o único partido livre das duas oligarquias políticas de Bom Jesus da Lapa, que são a oligarquia Maia e a Ribeiro. “Nós temos a obrigação de manter uma candidatura no PSDB, vamos fortalecer nosso deputado federal e o deputado estadual Tiago Correia que é do partido e a gente apoia”, planeja Jair.