O empresário lapense Moizés Barboza (PSDB) é o tipo de pessoa que não desiste nunca, por isso já disputou três eleições, para prefeito em 2012 e 2020, e para deputado estadual em 2014. São oito anos de atuação efetiva na política, na verdade, é pouco tempo. Mas ele espera obter um grande resultado em 2022 em se candidatando a deputado estadual, o que é uma probabilidade.
Levando-se em consideração que Abraham Lincoln perdeu todas as eleições que disputou dos 30 aos 59 anos, sendo eleito presidente dos EUA aos 60 anos e tornando-se uma das figuras mais admiradas daquele povo, Moizés tem muitas oportunidades para ser eleito deputado ou mesmo prefeito de Bom Jesus da Lapa mais adiante.
E para alcançar seu objetivo político, o empresário atualmente está mais susceptível a formar um grupo forte, por isso, vem conversando com todos os representantes de oposição da capital das romarias, assim como de cidades circunvizinhas.
Ele que nas eleições anteriores se lançou às urnas sem contar com grande apoio de lideranças, mesmo assim, obteve sempre uma votação muito significativa, sendo a última disputa um grande feito quando enfrentando a máquina política pilotada por Eures Ribeiro, obteve 12.525 votos, sem contar com alguma coligação e acompanhado apenas de 11 candidatos a vereador. Ele somou 35,56% dos votos, feito que surpreendeu inclusive o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto.
Aos 50 anos de idade, desta vez Moizés pode estar enxergando sua grande oportunidade e por isso um grupo já se manifesta em prol de sua candidatura, com destaque para o líder de oposição na Câmara Municipal de Vereadores, Jair do Leocádio (PSDB), Léo de Lió Dourado (PSD), Coriolano Leite (DEM) e Leonel Cardoso (PSD).
No aspecto regional, Moizés já costura alianças com Chepa Ribeiro (PP), prefeito de São Félix do Cribe, e Lica (PSDB), prefeito de Serra do Ramalho.
Ciente de que Moizés é quem detém os votos de oposição no município da fé, tanto as lideranças da cúpula de oposição locais quanto do estado da Bahia, estão propensas a prestar apoio ao provável candidato, incluindo Arthur Maia (DEM). Existe até a possibilidade de Moizés migrar do PSDB para o DEM, partido que sem dúvida vai apostar todas as fichas nos ex-candidatos de oposição a prefeitos mais votados da Bahia.
A verdade é que Moizés está mais maduro na política, mais aberto ao diálogo e mais susceptível a alianças, sendo reconhecidamente o líder de oposição em Bom Jesus da Lapa.