O aumento do uso de bicicletas para atividade física trouxe muitos debates para nosso cotidiano e demonstrou o interesse de muitas pessoas pelo ciclismo; se isso é um modismo ou uma prática que veio pra ficar ainda não sabemos, o fato é que os novos tempos apresentam um crescente interesse pelo esporte em duas rodas.
Em tempos de pandemia brasileiros ganharam mais algumas horas vagas para serem desfrutadas da maneira que bem se entender. O trabalho remoto, por exemplo, economiza o tempo de ida e volta para o trabalho; a saidinha para bares com amigos ainda não é algo seguro, e, é óbvio que as atividades em grupo de forma indiscriminada ainda estão parcialmente proibidas por conta da disseminação do coronavírus, no entanto, atividades individuais são perfeitamente possíveis.
Nesse cenário que requer cautela, é preciso que se repense a rotina diária, é possível praticar aquela atividade física que foi adiada por tempos, então, algumas modalidades ganharam adeptos nessa pandemia: a corrida rústica, as caminhadas e o pedal, como chamam os mais novos amantes das bicicletas.
Num ambiente ideal para a prática de atividades individuais o aumento nas vendas de bicicletas foi realmente impactante, o debate sobre ciclovias veio para o centro das discussões, a corrida para as lojas especializadas foi mesmo significativa, de modo a poder ser claramente visto o aumento das ofertas de “magrelas” na cidade de Bom Jesus da Lapa e região.
Contrariando a positividade trazida pelo aumento do uso de bicicletas é o custo desse esporte. Uma bicicleta simples pode até custar uma pechincha, mas as utilizadas para a prática do pedal não é nenhum pouco acessível para todos; se você está pensando em praticar esse esporte é melhor preparar o bolso.
Outra questão que precisa ser pensada é que se você não pratica esporte há muito tempo, nem pense em sair por aí se jogando no pedal em longas distâncias indiscriminadamente sem a orientação de um profissional e um checape médico. Assegure que seu físico está pronto e siga devagar ao início dessa empreitada, se você tem mais de 40 anos, os especialistas recomendam cuidado com os impactos nos joelhos, tendo todo esse cuidado, aproveite o tempo livre e comece uma vida nova.
Por Mara Cerqueira