Quem ama o futebol sabe o significado da saída de Messi do Barcelona, anunciado nesta quinta-feira pela diretoria do clube. O futebol é poesia escrita com os pés. Há poetas e diletantes do futebol. Os poetas viram imortais de uma academia eterna, os normais são craques que figuram na intermediária da história.
Na galeria dos fora de série estão Puskas, Di Stefano, Garrincha, Euzébio, Pelé, George Best, Zico, Maradona, Ronaldo, , Ronaldinho, Romário, Cristiano Ronaldo, Marta, Neymar e Messi. E Leonel Messi, que chegou ao Barcelona aos 8 anos, agora diz adeus aos 34 anos de idade.
A carreira agora vai ser curta e ele poderá fazer explodir a popularidade do próximo time com quem se acerte, pois supostamente ainda está em seu pleno vigor.
Pelé encerrou sua carreira aos 34 anos, a mesma idade de Messi hoje, sendo considerado até agora o rei do futebol, com mais de mil gols anotados e três copas do mundo em sua coleção.
Messi só ganhou a Copa América pela seleção da Argentina esses dias, entretanto, pelo Barcelona ele bateu todos os recordes. Será difícil algum jogador superá-lo. Quem vai ganhar seis bolas de ouro jogando no Barcelona?
Ainda que se encaminhe para o final de carreira, Lionel Messi ainda é capaz de eternizar poemas brilhantes escrito com bola pelos gramados da Europa e do mundo. É o maior jogador do Século 21 como foi Pelé no século 20.
Esta geração que ama futebol e cresceu nas primeiras duas décadas do novo milênio, sabe que foi privilegiada pelo fato de ter acompanhado o time dos sonhos do Barcelona, que jamais seria fantástico se não contasse com Messi.