Sextou com o 13 – Sexta-feira é dia da Escuta do Poder. Hoje coincide com o dia 13. E sexta-feira 13 é um dia de muito misticismo no imaginário popular. Algumas pessoas têm medo da sexta-feira 13 e rezam para não ver um gato preto passando à frente. Afinal, segundo a crendice mundial é dia de azar (má sorte). Na outra ponta estão aqueles que adoram a data e creem que terão boa sorte. O ex-jogador e técnico de futebol, Zagalo, sempre foi um entusiasta do número 13, assim como da data coincidindo na sexta-feira. E o que dizer dos milhões de petista espalhados pelo Brasil. Eles simplesmente amam o 13.
Em transe e transição – Depois de todos os escândalos envolvendo o partido de Lula, desde o mensalão até a operação lava jato, o PT vem passando por grandes transformações, obteve mais filiados e luta para retomar as rédeas do país das mãos do inconsequente Bolsonaro. Na Bahia, porém, depois de 16 anos no governo do Estado, parece que o povo fareja mudança. Mesmo Lula sendo unanimidade na Bahia, a população tá querendo experimentar novos tempos. Pelo menos é o que dizem as pesquisas recentes.
Neto na frente – As pesquisas encomendadas pelo portal Bahia Notícias e divulgadas nesta semana, mais uma vez apontam ACM Neto (DEM) como virtual eleito ao governo da Bahia, se as eleições fossem hoje. Na pesquisa, o democrata aparece com 50% das intenções de voto em um cenário com seis candidaturas e, com apenas três concorrentes, amplia essa margem para 52,3%. Já o ex-governador Wagner é o segundo que melhor pontua, oscilando entre 24,1% e 25,4%, a depender do cenário.
Lula disparado na Bahia – Pesquisa paralela à que atesta o nome de Neto, o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto para as eleições 2022 na Bahia, segundo levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (11). De acordo com o instituo, o petista aparece com 47,1%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro tem 23,7%. Na sequência, aparecem os candidatos: Ciro Gomes, com 8,7%; Sergio Moro, 3,8%; e João Doria, 2%. Não sabem representam 4,7% e brancos e nulos, 9,4%.
Na pressão – Deu no Política Livre: Em Vitória da Conquista, servidores de segundo e terceiro escalão têm se queixado de que vêm sendo pressionados por assessores da prefeita Sheila Lemos (DEM) a se filiarem ao seu partido sob pena de deixarem o governo. Eles não deixam de comentar que gostariam de saber com quem, em apenas cinco meses de governo – Sheila era vice de Herzém Gusmão (MDB), que faleceu no ano passado -, ela aprendeu o serviço.
Em Barreiras – O ex-prefeito Eures Ribeiro (sem partido) foi elogiado esta semana no plenário da Câmara Municipal de Barreiras, pela vereadora Carmélia da Mata (PP). Ela destacou as obras urbanas que são a nova configuração do centro da capital baiana da fé.
Análise de um antigo servidor – Ele já passou por várias gestões em Bom Jesus da Lapa, e confessa que não conheceu ninguém com tamanha habilidade política em Bom Jesus da Lapa. Segundo tal fonte, Eures vai ser votado em toda a Bahia simplesmente porque fez seu nome voar para todos os municípios. “Tem gente que vai votar nele sem mesmo saber quem é, mas por ter ouvido seu nome pela boca de terceiros”, disse.
Correndo por fora – Com a perspectiva de Neto chegar ao governo, muita gente da oposição em Bom Jesus da Lapa já se mostra favorável a dar apoio a Moizés Barbosa. Por enquanto os quatro vereadores de oposição saem na foto com ele. A disputa para deputado é importante. Se Neto for governador, aí é uma nova história.