As aulas nas escolas de ensino fundamental administradas pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia já começaram, de forma híbrida, no dia 9 de agosto.
Mas em Bom Jesus da Lapa, a rede municipal recomeça o segundo semestre nesta segunda-feira, 16, sem que a Secretaria de Educação sinalize quando os alunos voltarão às salas de aulas. Por enquanto, os pais continuarão recolhendo as atividades nas unidades escolares para os filhos fazerem as tarefas em casa.
Com o índice de coronavírus diminuindo velozmente, os pais estão na expectativa se haverá uma medida adotada pelo poder público municipal, no sentido de tudo voltar à normalidade de forma segura, uma vez que os adolescentes estão sentindo alguma afetação psicológica devido ao longo tempo longe da escola e do convívio com os colegas.
Vale lembrar que no dia 28 de julho, em reunião com a Secretaria de Educação, o secretário de administração, Victor Hugo, informou que o posicionamento da administração é de que não haverá alterações na ação do município, e que é preciso cautela.
O grupo chegou à conclusão de que a realidade de Bom Jesus da Lapa é bem diferente dos demais municípios da região, e esclareceu que é importante deixar passar a romaria do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade para uma nova avaliação.
Provavelmente, esta avaliação já está sendo feita pelos responsáveis da educação na capital baiana da fé, uma vez que as principais romarias já passaram, e a pandemia apresenta sinais de controle na cidade com os poucos casos diários.
Enquanto isso, os alunos vivem dias de expectativa e desejo de ocupar o espaço da escola, que é muito saudável e necessário para o desenvolvimento educacional de todos.
Resta aos pais torcerem para que o Poder Público chegue a uma definição satisfatória, como está acontecendo na rede estadual.