Em reunião do Fórum de Governadores nesta segunda-feira, 23, Rui Costa (PT) classificou como “tragédia” os ataques e ameaças do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao sistema democrático brasileiro.
“Além de ameaçar a democracia, como um modo de vida, ameaça é uma tragédia para o emprego, para a renda, para os investimentos. É notória a repercussão desse comportamento do presidente nos investimentos externos do Brasil. O grande prejuízo que isso trouxe para a economia dos estados. Isso sem falar na postura autoritária de perseguir os estados e jogar no colo dos governadores os efeitos nefastos dessa política do governo federal”, criticou o governador.
O Fórum dos Governadores se concentraria originalmente apenas nos temas da reforma tributária e do meio ambiente, mas as recentes investidas do presidente Bolsonaro contra o Judiciário fizeram com que o grupo incluísse a “defesa da democracia” na pauta.
Na sexta-feira, 20, Bolsonaro apresentou ao Senado pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele afirma que repetirá o gesto contra Luís Roberto Barroso, que, além de integrar o STF, é atualmente presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
As informações são do jornal A Tarde.
A Tarde