quinta-feira, novembro 21, 2024

Bom Jesus da Lapa realiza II Colóquio em Defesa da Vida

Leia também

O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, a qual chama atenção para os riscos da depressão bem como do suicídio.

Seguindo este contexto, aconteceu na sexta-feira,10, dia mundial de prevenção ao suicídio, o II Colóquio em Defesa da Vida, no auditório do Colégio Modelo São Vicente de Paulo. O evento também foi transmitido no Facebook da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa.

O Colóquio abordou o tema “Viver é a Melhor Opção!” com Iure Rodrigues, Dr. Marília Domingues, Dr. Geovane Carvalho, Dr. Luiz Paiva como palestrantes e João Paulo Oliveira como mediador abordaram diversos temas referentes à qualidade de vida, prevenção e posvenção ao suicídio.

Também ocorreu música com Ênio Sá Teles o qual contribuiu com a mensagem do evento. Entre as pessoas presentes estavam: Eduardinho Filho, presidente da Câmara de Vereadores, Juliana Vaz secretária de assistência social, Cristina Fernandes, secretária de educação e Marcélio Magno secretário de saúde, além de representantes diversos da sociedade.

O Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistou o Brasil inteiro.

Como resultado de muito esforço, em 2016, foi garantido espaços inéditos na imprensa, sendo firmadas muitas parcerias. Assim, estados e municípios hoje em dia fazem grandes campanhas locais, o que contribui para a diminuição dos casos de suicídio.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias