São Francisco, Rio São Francisco e Francisco da Soledade são homenageados neste dia
Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 1181 ou 1182 — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico nascido na atual Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.
Neste dia 4 de outubro, o rio São Francisco comemora 520 anos. A data serve à memória do primeiro contato de navegadores europeus com o rio, em uma expedição de reconhecimento conduzida pelo navegador Américo Vespúcio na costa brasileira, em 1501.
O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes curs os d’água da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros–MG e sua nascente histórica na Serra da Canastra no município de São Roque de Minas, centro-oeste do estado de Minas Gerais Seu percurso atravessa os estados de Minas Gerais e da Bahia, determina ao norte a fronteira entre a Bahia e Pernambuco e constitui a divisão natural entre os estados de Sergipe e Alagoas, vindo por fim a desaguar no Oceano Atlêntico. Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 quilômetros, mas alcança os 2 863 quilômetros quando medido a partir da nascente geográfica. Sua bacia hidrográfica tem uma área de aproximadamente 641 000 quilômetros quadrados.
Todo o vale sanfranciscano ocupa uma área aproximada de 620 mil quilômetros quadrados, incluindo 505 municípios, com uma população de cerca de 18,2 milhões de pessoas.
Por suas águas, são transportadas mercadorias e pessoas, interligando a região Nordeste à Sudeste. Por isso, também é chamado “rio da integração nacional”.
Francisco de Mendonça Mar, mais conhecido como Padre Francisco da Soledade (Lisboa, 1657 — Bom Jesus da Lapa, 1722) foium pintor, artista plástico, ourives, lapidário e sacerdote católico português, sendo reconhecido como fundador do Santuário de Bom Jesus da Lapa. Morreu com fama de santo.
Da redação (com informações da Codevasf e Wikipedia)