sexta-feira, novembro 22, 2024

Prefeitura de Bom Jesus da Lapa apresenta carteira do autista aos pais do público alvo

Leia também

No final do dia de ontem (20), na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, ocorreu uma reunião com membros da administração pública com as mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Nessa reunião foi comunicado a aprovação da lei da Carteirinha do Autista que trará benefícios para as crianças, além disso, as autoridades ouviram os anseios e demandas das mães e foi explicado como os poderes executivo e legislativo do município irão agir.

Estiveram na reunião o prefeito Fábio Nunes, o presidente da Câmara de Vereadores Eduardinho Filho, o vereador Euller Nogueira e o secretário de Administração Victor Hugo.

O autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade.

Esta síndrome faz com a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outrosm e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

Principais sintomas

Alguns dos sintomas e características mais comuns do autismo incluem:

Dificuldade na interação social, como contato visual, expressão facial, gestos, dificuldade em fazer amigos, dificuldade em expressar emoções;

Prejuízo na comunicação, como dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem;

Alterações comportamentais, como não saber brincar de faz de conta, padrões repetitivos de comportamentos, ter muitas “manias” e apresentar intenso interesse por algo específico, como a asa de um avião, por exemplo.

Estes sinais e sintomas variam de leves, que podem até passar despercebidos, mas também podem ser moderados a graves, que interferem muito no comportamento e na comunicação da criança.

Com informações de Ascom Lapa e Veja Saúde.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias