Secretaria de Assistência Social realizou diversos eventos
Neste Novembro Negro, mês inteiro dedicado à conscientização da população em relação às questões raciais, o poder público municipal busca conscientizar sobre os danos causados pela segregação, discriminação e o regime mais perverso da humanidade.
Nesse sentido a prefeitura de Bom Jesus da Lapa juntamente com as organizações Quilombolas da Bahia e o Santuário do Bom Jesus vêm desenvolvendo atividades de reflexões, palestras, rodas de conversas e apresentações culturais.
O 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foi o dia inteiro de atividades voltados para essa questão que é de suma importância para o equilíbrio social como um todo.
Ocorreu a Romaria Quilombola, rodas de conversas com adultos e crianças, passeata em direção à Praça Monsenhor Turíbio, apresentações culturais, encontro das comunidades Quilombolas no Quilombo de Araçá/Cariacá.
As ações foram parceria da Secretaria de Assistência Social, CRAS quilombola Chico TOMÉ, Central Regional Quilombola, Conselho Estadual das Comunidades e Associações Quilombolas do Estado da Bahia – CEAQ/BA, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos-CONAQ e Santuário do Bom Jesus.
Comunidades presentes nos eventos: quilombo de Itaguaçu do município de Irecê, Lagoa do Jacaré do município de Paratinga, quilombo Pambu de Serra do Ramalho, Quilombo Ilha Porto do Campo – baixo Sul, e os territórios quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa.
Da redação com informações da Ascom BJL