sexta-feira, outubro 18, 2024

Harley Nascimento faz balanço das ações da Codevasf no ano passado e projeta o ano de 2022

Leia também

Superintendente convidou a imprensa para uma entrevista coletiva e foi ‘provocado’ pelos repórteres

 

Na manhã desta quinta-feira, 13, a superintendência da 2ª Sede Regional da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento das Bacias dos Rios São Francisco e Parnaíba), realizou entrevista coletiva com Harley Nascimento, com transmissão ao vivo por blogs, canais e rádios da região, para uma espécie de prestação de contas da empresa em sua sede regional em 2021, assim como as perspectivas para 2021.

Foi a primeira vez que a Codevasf organizou uma coletiva na cidade, o que deixou os organizadores muito satisfeitos com o resultado, motivo também para o superintendente externar sua gratidão com a boa vontade dos representantes da imprensa regional.

Harley nascimento fez uma breve exposição dos avanços da Codevasf a partir do ano passado, o que envolve, além de obras de grande e médio porte, como as adutoras de Ceraíma, em Guanambi, e do Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa, o que resolveu problemas cruciais para as comunidades das duas cidades.

Para se ter uma ideia, a empresa entregou 118 tratores para vários municípios do Estado, juntamente com implementos necessários para as ações voltadas ao plantio e colheita de sementes.

Pode-se colocar centenas de poços artesianos, reservatórios de água e milhares de metros de encanamento para distribuição de água.

Todos esses equipamentos e obras são alocados por meio de emendas parlamentares que os deputados representantes de cada região propõem ao orçamento.

Uma das grandes obras é a Adutora da Fé, que vai resolver problemas de abastecimento de água desde Bom Jesus da Lapa a Igaporã, passando por Riacho de Santana. Para a realização da primeira etapa da obra, Harley disse que já foram garantidos R$ 14 dos R$ 39 milhões do projeto.

O chefe da Codevasf regional fez questão de elogiar o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes, por agilizar a desapropriação das áreas destinadas às obras da adutora, assim como fez menção especial a deputados como Valdenor Pereira, Zé Rocha e Arthur Maia, também aos senadores Ângelo Coronel e Otto Alencar, autoridades que colocam emendas e incentivam a realização da obra.

O superintendente informou que a Codevasf também está empenhada para colaborar com a recuperação das cidades atingidas pelas enchentes na Bahia, em sua área de cobertura, naquilo que é necessário e permitido, ou seja, trabalho de equipamentos pesados que a empresa possa disponibilizar para auxiliar as prefeituras, o que depende da solicitação dos gestores e da demanda.

Uma das grandes novidades para 2022 é a construção do sistema de abastecimento de água da Barrinha, que está orçada em 1,8 milhão, com término previsto para cerca de 8 meses, o que vai anteceder um projeto ainda maior que é a revitalização do mesmo balneário com estrutura moderna para receber os turistas.

Ele falou também da Rota do Mel, que é uma iniciativa da Codevasf a oferecer kow-how e estrutura para pequenos apiários incentivando assim a chamada agricultura familiar.

Em se tratando de pesca, no ano passado, a Codevasf entregou a associações de pescadores 2, 250 milhões de alevinos para peixamento do Rio São Francisco e seus afluentes.

A próxima coletiva da Codevasf em Bom Jesus da Lapa ocorrerá na assinatura da ordem de serviço da obra da Barrinha, em data a ser definida.

Da redação

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias