Os participantes vão se especializar em técnicas de tratamento e cortes especiais de pescados
Teve início neste sábado, 15, a Oficina de Aproveitamento dos Pescados Tilápia, Tambaqui e Tucunaré no Ponto de Cultura e Gastronomia da Cozinha do Carlão, com incentivo da Lei Aldir Blanc por meio das secretarias de cultura do Estado da Bahia, de Bom Jesus da Lapa e Ministério do Turismo.
A oficina acontece na Cozinha do Carlão, na Rua Garanhuns, próximo à sede administrativa do SAAE, durante o período da manhã.
Segundo Carlos Humberto Lelis, coordenador da oficina, os participantes vão saber aproveitar melhor os pescados, com isso, as perdas serão mínimas.
O objetivo principal é promover a elaboração de cardápios especiais para restaurantes, bares, lanchonetes e petiscarias.
Carlão é apaixonado pela culinária sanfranciscana, mais precisamente na elaboração de pratos utilizando os principais pescados da região.
No ano passado ele participou de um curso oferecido pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) no qual se especializou na técnica de aproveitamento dos pescados.
Na oficina, o promoter de eventos e culinária estará ensinando a primeira etapa que consiste na técnica de limpar o peixe, extrair as vísceras, fazer filé e aproveitamento das partes consideradas sobras que podem ser servidas como petiscos.
A oficina acontece durante dois dias, sendo que no domingo, 16, haverá um almoço servido pelo oficineiro e os participantes da jornada de aprendizado.
Da redação