sexta-feira, novembro 22, 2024

Bom Jesus da Lapa pulou de zero para 325 casos de Covid-19 em 30 dias

Leia também

No dia 21 de dezembro a capital baiana da fé comemorou o fato de ter zerado todos os casos de coronavírus, depois de a pandemia ter baixado gradativamente deixando a população mais tranquila.

Ainda no dia 23 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a notificar dois casos positivos. Até o dia 30 foram notificados mais 5 casos positivos, algo considerado dentro da normalidade. Nos dias 3 e 4 de janeiro as notificações começaram a ter um aumento expressivo com 14 registros positivos.

A preocupação começou a aumentar quando dos dias 5 a 10 foram contabilizados mais 68 testes positivos, e dos dias 11 a 18 a quantidade aumentou vertiginosamente para 226 notificações de pessoas infectadas pelo vírus.

Um fato lamentável é que no dia 14 de janeiro foi registrada a primeira morte por covid-19 do ano na capital baiana da fé, e atualmente 4 dos 10 leitos de UTI disponíveis recebem pacientes. Já dos 23 leitos clínicos, apenas 4 abrigam pessoas se recuperando da doença.

No país, a nova onda do Covid-19 e suas variantes, sendo a ômicron  a que mais se espalha no planeta, permitiu um grande aumento dos casos.

Juntamente com a gripe H3N2, o coronavírus vem obrigando muita gente procurar as UPAs 24 horas. Em Bom Jesus da Lapa não é diferente.

As autoridades em saúde atribuem o avanço do coronavírus às aglomerações de final de ano. Em Bom Jesus da Lapa, desde que no final de 2022 houve muitos eventos e se observou grande número de pessoas aglomerando, isso pode estar associado à disparada dos casos.

O momento é de apreensão e naturalmente, as autoridades do poder público municipal, que não anunciaram nenhum decreto ainda, estão em estado de alerta. Se as notificações continuarem aumentando, novas medidas restritivas podem ser tomadas.

O governo do Estado já está estudando restringir o número de pessoas em eventos, o carnaval foi cancelado e a expectativa da população é que tudo volte à normalidade de antes do final do ano.

Da redação

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias