Na tradição católica Iemanjá é Nossa Senhora da Conceição
Em um ano atípico devido à cheia do rio São Francisco, com a perspectiva de muita prosperidade, os devotos de Iemanjá celebraram seu dia nesta tarde de quarta-feira, 2, no cais de Bom Jesus da Lapa e saíram em cortejo pelas ruas da cidade.
Rainha das religiões de matriz africana, Iemanjá é representada na tradição católica como Nossa Senhora da Conceição, por isso também atrai devotos que não são da umbanda nem do candomblé.
A festa em Bom Jesus da Lapa é uma tradição, sendo o segundo evento anual, uma vez que o primeiro é a festa do Bom Jesus dos Navegantes, na capital baiana da fé.
Devotos tradicionais da cidade como Delavega, Pinguim, Carlão da Gaita e o secretário de turismo, Adson Pereira, foram prestigiar o cortejo e alguns se manifestaram nas redes sociais para retratar a importância da festa dedicado à rainha do mar.
Iemanjá é uma orixá cultuada em religiões com ligação africana, como a Umbanda e o Candomblé.
Nestas religiões, a orixá representa uma Entidade de Luz que é considerada a mãe de muitos orixás. Por isso, sua representação é fortemente associada à fecundidade.
Também chamada de Orixá da Geração, Iemanjá é responsável pelos mistérios da geração, o que significa que ela é símbolo da reprodução e fertilidade. Essa e outras características fazem dessa orixá, uma das mais procuradas por praticantes de religiões com descendência africana.
Da redação