O consumo das classes C e D na Bahia teve o maior crescimento do País em dezembro de 2021, com alta de 41% em relação a novembro. Houve um equilíbrio entre vários setores que colaboraram com esse aumento nos gastos, segundo os dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica.
O consumo na Bahia cresceu acima da média nacional graças à elevação nos gastos em Lojas de Roupas (32%), Lojas de Artigos Diversos (32%), Supermercado (30%), Automóveis e Veículos (29%), Companhias Aéreas (22%), Hotéis e Motéis (20%) e Transportes (18%). Por outro lado, recuaram os gastos com Serviços (-5%) e Rede Online (-3%).
Na média do País, o consumo das classes C e D cresceu 31% em dezembro ante novembro, de acordo com a Superdigital. O resultado foi o melhor do ano, apesar de ainda representar uma queda de 13% em relação a dezembro de 2020.
Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que o consumo foi impactado positivamente pelo 13° salário e pelas festas de Natal e Ano Novo. “Foi um ano de recuperação para o varejo, que ainda sofreu muito por conta da pandemia, mas dezembro trouxe um alívio e ficou acima das expectativas”, diz.
Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram alta no consumo dessas classes sociais, com destaque para o Sudeste, que impulsionou o resultado, com elevação mensal de 33%. Nas demais regiões, o Nordeste fechou com alta de 32%, seguida por Sul (26%), Norte (22%) e Centro-Oeste (22%). Ceará e Pernambuco, os outros estados do Nordeste que participaram da pesquisa, registraram resultados positivos, com aumento de 30,5% e 30%, respectivamente.
No Brasil, os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Lojas de Roupas, com alta de 32%, Supermercado, com 24%, Lojas de Artigos Diversos (15%), Transporte (15%) e Restaurantes (13%). Já os setores que apresentaram quedas no consumo foram Rede Online (-9%), Companhias Aéreas (-7%) e Diversão e Entretenimento (-3%).
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento foi no segmento Supermercado (36%), seguido de Restaurantes (11%), Lojas de Artigos Diversos (11%) e Transportes (8%).
Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa dois pontos percentuais a mais se comparado a novembro. Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores de Transporte (9%), Hotéis e Motéis (8%), Supermercado (8%) e Lojas de Roupas (7%). Entretanto, caíram os valores médios em cada compra com Rede Online (8%), Companhias Aéreas (5%) e Serviços (3%).
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