Gesto marca o rompimento da antiga aliança na Bahia e abre as portas para acordo do PP com ACM Neto
Após reunião com correligionários, o vice-governador João Leão (PT) entregou ao governador Rui Costa (PT), no começo da tarde desta segunda-feira, 14, o cargo de secretário estadual do Planejamento. Também entregaram os cargos Nelson Leal e Leonardo Góes, até então titulares nas pastas de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura Hídrica, respectivamente.
Ainda nesta segunda, a comissão executiva do PP na Bahia se reúne para divulgar posteriormente a nota sobre a entrega dos cargos no Estado.
O gesto, que marca o rompimento da antiga aliança entre PP e PT na Bahia, é preparado há dias. A expectativa agora é de que o PP companha a chapa encabeçada por ACM Neto (União Brasil).
A insatisfação do PP com o governo se tornou pública na última semana, com uma nota emitida por Leão. Nela, o vice-governador e secretário estadual do Planejamento reclamou que o PT descumpriu um acordo.
O PP aguardava uma candidatura de Rui ao Senado, o que faria Leão sentar na cadeira de governador a partir de abril, já que o petista precisaria se desincompatibilizar para concorrer ao cargo. Na última segunda, 7, porém, o senador Jaques Wagner (PT) informou que o governador continuaria no posto até o fim do mandato e que Otto Alencar (PSD) disputaria a reeleição no Senado.
“Após as declarações do senador Jaques Wagner, em entrevista no início da semana, descumprindo alinhamentos construídos fruto de amplo diálogo, o PP da Bahia precisa refletir sobre seu futuro nas eleições estaduais deste ano”, disse o vice-governador, na ocasião.
A Tarde