Exame e Ideia divulgaram nesta segunda-feira (18) pesquisa sobre o pensamento da geração Z e seu impacto no próximo pleito
Aproximadamente nove entre 10 jovens (87%) de 16 e 17 anos pretendem tirar o título de eleitor e votar no pleito deste ano. O dado integra pesquisa da Exame/Ideia divulgado na manhã desta segunda-feira (18). A sondagem visa aferir o pensamento da geração Z, com jovens entre 16 e 24 anos. Temas como economia e meio ambiente também foram tratados.
Foram ouvidas 1.000 pessoas, em todo o Brasil, ente os dias 4 e 13 de abril. Sobre eleições, 86% dos adolescentes afirmaram considerar importante a participação política de pessoas com 16 e 17 anos.
O prazo para tirar o título de eleitor vai até 4 de maio. Os últimos números do TSE no começo de abril apontavam que só um em cada cinco jovens habilitados havia se registrado. “Mas existe um grande senso de que é preciso participar do processo, tirar o título para votar, e os números mostram que o debate está muito presente”, ponderou Maurício Moura, fundador do Ideia.
Fonte: Exame