Declaração contradiz os ataques sistemáticos que o presidente tem feito ao processo eleitoral
Ao contrário do que tem dito há meses sobre o processo eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado, 20, que vai respeitar o resultados das urnas.
“A gente está nessa empreitada buscando a reeleição, se esse for o entendimento. Caso contrário, a gente respeita. Mas a nossa democracia, nossa liberdade acima de tudo”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.
Bolsonaro participou de um ato de campanha em Resende, no Rio de Janeiro, onde foi recebido por uma motociata. Na mesma cidade, ele também acompanhou uma cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras.
O tom mais ameno sobre as urnas eleitorais acontece na mesma semana da posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Durante a solenidade, o presidente foi obrigado a ouvir um discurso duro de Moraes em defesa das eleições e contra fake news.
Desde que o ex-presidente Lula (PT) despontou nas pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro passou atacar a integridade das urnas e ministros do TSE. Tanto que tem insistido para que as Forças Armadas interfiram na apuração dos votos, usando o falso argumento de melhorar a segurança do sistema eleitoral.
A Tarde