Quatro estados estão com tendência considerada empate técnico; na Paraíba, levantamento de site não obteve dados recentes
A 10 dias da eleição em primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em 13 estados na corrida para voltar ao Palácio do Planalto, contra oito do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). O levantamento foi feito pelo site Metrópoles, com base em pesquisas mais recentes dos institutos Ideia, Ipec (antigo Ibope), Datafolha e Ipesp anunciadas até a quinta-feira (22).
Em quatro estados houve empate técnico, considerando possíveis variações nas intenções de voto dos presidenciáveis dentro da margem de erro. Não foram obtidas informações atuais no estado da Paraíba.
O petista está na frente em oito estados do Nordeste – a exceção é no eleitorado paraibano – e em três colégios eleitorais do Norte: Amazonas, Pará e Amapá. No Sudeste, onde as campanhas concentram forças na reta final, Lula ganha em Minas Gerais e São Paulo. Bolsonaro mantém a dianteira no Espírito Santo e há empate no Rio de Janeiro.
No Sul, o atual presidente tem a preferência no Paraná e em Santa Catarina. Há empate no Rio Grande do Sul – a disputa está equilibrada ainda no Tocantins e no Mato Grosso do Sul. Bolsonaro lidera em Goiás, Mato Grosso, Acre, Rondônia e Roraima. Em todos os casos, os números se referem ao cenário estimulado — quando é apresentada ao eleitor a lista de nomes dos candidatos.
De acordo com o Metrópoles, o panorama atual é semelhante ao de 2018, quando o então postulante do PT e agora candidato a governador de São Paulo Fernando Haddad venceu no Nordeste, e Bolsonaro levou a melhor em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. No sudeste, Lula vira em Minas Gerais, onde o atual presidente venceu a disputa há quatro anos.
Bahia.ba