Durante a diplomação do presidente e vice-presidente eleitos, Alexandre de Moraes destacou que já estão identificados os grupos autores de desinformação e discurso do ódio
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, declarou nesta segunda-feira (12) que os autores de ataques antidemocráticos no processo eleitoral deste ano “serão integralmente responsabilizados. Para que isso não torne nas próximas eleições”. O magistrado deu as declarações durante a solenidade de diplomação do presidente e do vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). No discurso, ele informou inclusive que os grupos responsáveis por desinformação e discurso do ódio já estão identificados.
Segundo o presidente do TSE, “a presente diplomação tem um duplo significado, pois, além do reconhecimento da regularidade e da legitimidade da vitória da chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin; essa diplomação atesta a vitória plena e incontestável da Democracia e do Estado de Direito.”
Alexandre de Moraes descreveu que os ataques buscaram atingir a liberdade de imprensa e a livre manifestação de pensamento, a integridade das eleições e a independência do Poder Judiciário.
“Esses extremistas, autoritários, criminosos não conhecem o Poder Judiciário brasileiro. O Poder Judiciário brasileiro com coragem, Poder Judiciário brasileiro tem força, o Poder Judiciário tem serenidade e altivez e manteve sua independência e imparcialidade, garantindo o respeito ao Estado de Direito e realizar eleições limpas, transparentes e seguras, concretizando mais uma etapa na construção de nossa democracia”.