O superintendente está há mais de sete anos como um dos principais gestores da empresa
Desde que foi empossado como superintendente da 2ª Sede Regional da Codevasf de Bom Jesus da Lapa, tendo sido nomeado no dia 21 de julho de 2016 e empossado no dia 26 do mesmo mês em cerimônia realizada na capital federal, Harley Xavier Nascimento parecia ser protagonista de mais um cargo político, no entanto a história seria outra.
Os seis anos e meio à frente da importante sede regional da empresa do governo federal, mostraram que o engenheiro eletricista formado pela Univale, pós-graduado em gestão municipal pela Uneb, em administração, gestão de recursos humanos e marketing, pela Unyhana, e de MBA pela Fundação Getúlio Vargas, não ocupou o cargo por acaso.
O deputado federal, Arthur Maia (União Brasil) não iria fazer uma indicação durante o governo de Michel Temer, se não confiasse muito bem em quem estaria apostando para dirigir um desmembramento da Codevasf, empresa que vinha de um ciclo com sucessivas mudanças na superintendência local, com poucas realizações e muito conversa mole.
Tendo sido protagonista no SAAE de Bom Jesus da Lapa por 8 anos durante as duas gestões de Roberto Maia, período em que houve a maior obra de esgotamento sanitário na sede do município, Harley em pouco tempo ganhou a confiança dos servidores da Codevasf, uma vez que passaram a ter mais atividades no desenvolvimento de estudos e projetos para a área de cobertura da empresa.
A confiança e amizade do atual presidente da empresa em Brasília, Marcelo Moreira, veio rapidamente, o que facilitou as propostas apresentadas pelo superintendente, em nome e aval da equipe de engenheiros e técnicos da estatal.
Reportando-se à segunda metade de 2016, as comunidades começaram a receber mais atenção com resultados significativos para as associações, com entrega de tratores e outros implementos agrícolas, dezenas ou centenas de poços artesianos, recuperação de nascentes, recuperação de estradas vicinais, investimentos em equipamentos específicos como alguns usados para beneficiamento de mel, construção de sedes para associações dentre outros, tudo isso amparado por emendas parlamentares, uma vez que Harley Nascimento tem o dom de visitar todos os deputados federais baianos, indistintamente, a fim de propor emendas.
Além das ações aparentemente menores, porém não menos importantes, estão aquelas que causam grande impacto, como recuperação de nascentes, desassoreamento de rios e riachos, peixamentos constantes em várias localidades, com destaque para o Rio São Francisco e seus afluentes.
Com a ampliação da área de cobertura da empresa, durante o governo atual, a segunda sede regional passou a se responsabilizar por 212 municípios baianos, o que aumentou a responsabilidade de Harley e dos servidores da Codevasf, mas, foi nesse período que vieram grandes projetos como a inauguração das adutoras de Ceraíma, em Guanambi, no ano de 2021, assim como a do Projeto de Irrigação Formoso, em Bom Jesus da Lapa.
A menina dos olhos da gestão de Harley Nascimento é o grande projeto da Adutora da Fé ligando Bom Jesus da Lapa a Igaporã. A ordem de serviços da primeira etapa foi assinada no dia 2 de setembro último, com um investimento de R$ 40 milhões. Toda a obra vai custar R$ 154 milhões e vai atender mais de 140 mil pessoas de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã.
Harley Nascimento completa o período de sua gestão na Codevasf apresentando números administrativos invejáveis, de forma que muita gente deseja que haja continuidade do trabalho em 2023 pelo seu sucessor, com uma possibilidade de continuidade do administrador, se houver arranjo político.
O partido União Brasil está dialogando com o governo eleito, a fim compor a base de Lula. O que acontecer na 2ª SR da Codevasf vai depender do resultado final que ocorrerá nas próximas semanas, assim como das decisões do Ministério do Desenvolvimento Regional e da comissão da futura diretoria da Codevasf.
Mesmo assim, dessa vez não seria apenas um suposto cargo político, porém, pautado na meritocracia.
Da redação