Adélia saiu da Secretária Estadual da Saúde
A ex-secretária da Saúde e agora nomeada secretária da Educação, Adélia Pinheiro, disse, em entrevista ao bahia.ba, que a mudança de pasta é um “enriquecimento pessoal”.
“É um enriquecimento pessoal, uma nova oportunidade, é uma nova inserção e que me desafia profundamente. Sou de família de professores: meu pai, minha mãe e muitas tias. Meu pai era o único exemplar homem, os demais todos mulheres. Isso eu vi durante toda minha vida, a inserção de educadoras no meu entorno. Então isso me desafia profundamente. Eu sou educadora, vinculada a educação superior, entretanto tendo como DNA o estar no mundo entendendo que tudo é processo formativo”, disse.
Ainda segundo ela, “isso me desafia para estar na secretaria de Educação dialogando com a rede estadual mas também com as redes municipais, entendendo como o necessário pacto que se compõe tal qual o mosaico e que colhe como resultado disso o jovem com habilidades, para estar no mundo e protagonizar a própria vida. Esse é o nosso desafio. O desafio do nosso governo que faço parte com muita honra”, disse.
Investimentos
A nova secretária falou também sobre os investimentos para a área para combater o analfabetismo e a evasão escolar. “Nós vamos trabalhar com o Topa, mas ainda precisamos de maiores investimentos. Faremos isso como um programa nosso, que está em discussão. Faremos também com o partilhamento da política nacional voltado para o enfrentamento ao analfabetismo”.
IDEB
Em relação aos que fazer para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a nova secretária da pasta disse estar “trabalhando fortemente”.
“O Ideb de hoje não é o Ideb que tínhamos há anos atrás. Enfrentamos vários indicadores que compõe o Ideb enquanto produto. Não há, que eu tenha conhecimento, nenhum governo estadual que tenha apoiado em convênios as escolas municipais. Nós fizemos e estamos fazendo isso. Ao lado disso também, os investimentos nas escolas em tempo integral para ampliar as oportunidades formativas e experiências para nossos estudantes, agregando atividade física, cultura e o desenvolvimento de outras habilidades”, disse.
Nova secretária de Saúde
Na avaliação de Adélia, a nova secretária da Saúde tem um grande engajamento. “Eu avalio a pasta como uma secretaria renovada, que traz uma liderança firme e forte. Assume hoje a secretária Roberta Santana, que trabalhou comigo como chefe de gabinete, que tem um engajamento, uma experiência nos processos de gestão e na compreensão da gestão da Saúde e que tenho certeza que fará a diferença e trará as respostas que estão presentes nos compromissos do nosso governador eleito Jerônimo Rodrigues”.
Bahia.ba