Ele fala das ações da Câmara e do Executivo
Eleito para o segundo mandato como presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, Eduardo Magalhães Rego Filho, o Eduardinho (PP), fala das ações da Casa das Leis durante o ano de 2022, assim como das eleições de outubro e do desempenho da gestão do Executivo Municipal.
Ele conta que durante o ano a Câmara aprovou 25 projetos importantes, tanto enviados pelo Executivo, quanto de colegas vereadores. “Votamos 24 requerimentos, que são pedidos dos vereadores, atendendo às necessidades do povo e das comunidades que eles representam”, relata.
“Um dos projetos mais importantes foi aquele do aumento dos salários dos servidores, que gerou muitas polêmicas com o plenário cheio de professores, garis e outras categorias. Graças a Deus, foi aprovado”, reflete Eduardinho.
O vereador considera que a votação do projeto que veio do Executivo propondo 10.5% de aumento a todos os servidores, gerou muita polêmica, sendo que na internet houve muitas montagens e acusação de professores contra os colegas vereadores.
“Quando o projeto chegou, sentamos com o sindicato que trouxe representantes dos professores, dos garis, dos vigilantes, do pessoal da saúde e agentes comunitários. Teve um servidor da saúde que disse o quanto era importante esse aumento de dez por cento para eles”, lembra o vereador.
Eduardinho diz que se o projeto não fosse votado ninguém ia receber aumento, uma vez que o prefeito teria que mandar outro projeto que ninguém sabe quando seria votado, porque tem que passar pelas comissões e ser levado à discussão em plenário e novamente ser mostrado às categorias.
Eleição na Câmara
Segundo Eduardinho, a continuidade da chapa da diretoria da Câmara foi de comum acordo com os demais vereadores. “Eu sempre falo que nós aqui não somos oposição uns aos outros. Somos 15 vereadores defendendo os direitos da população votando projetos que vão favorecer a nossa cidade. Léo de Lió (PSD) é oposição ao prefeito, não é oposição a mim nem aos nossos colegas vereadores”, ressalta.
O gestor parlamentar disse ainda que conversou com todos os colegas vereadores e eles aprovaram a manutenção da chapa com Léo de Lió como vice, Zenilton (PP) como primeiro secretário e Nerivaldo (PT) como segundo secretário. “As criticas e discussões ficam só no plenário, porque cada um tem sua linha de pensamento, mas isso é só no plenário porque nós colegas vereadores temos bom relacionamento”, aponta.
O presidente relembra a fala do vereador Leonel Cardoso (PSD), quando ele disse durante a votação da chapa que: “Voto em Eduardinho porque não sou oposição a ele nem à chapa, mas sim ao prefeito”, demonstrando que existe uma independência entre os dois poderes.
Eleições de outubro
“As eleições este ano foram muito boas para Bom Jesus da Lapa. Temos um deputado filho da Lapa, temos o deputado federal Sérgio Brito, temos o governador e o presidente. Agora Sérgio Brito vai ser nomeado secretário da infraestrutura do Estado. Isso é muito bom para Bom Jesus da Lapa”, comemora.
Para Eduardinho o papel de Eures Ribeiro (PSD) vai ser muito importante para a vinda de recursos para a cidade, porque o parlamentar é muito respeitado pelos políticos em Salvador, bem como em todo o Estado. “Com a força que ele tem, com a vontade que tem, sendo o deputado mais votado do oeste baiano, tenho certeza que Eures vai conseguir muitos benefícios para Bom Jesus da Lapa”, aposta.
Uma das obras que poderão ser concluídas nos próximos anos é o Caminho da Fé, uma passarela em torno do morro do Bom Jesus. Ele acredita que com Sérgio Brito na infraestrutura da Bahia, com os esforços de Eures Ribeiro, idealizador do projeto enquanto prefeito, a obra tem tudo para ser concluída.
Sendo o deputado federal mais bem votado nas duas últimas eleições, Sérgio Brito é o parlamentar que mais coloca emendas para Bom Jesus da Lapa, segundo o vereador. “Tenho certeza que o deputado vai trazer muito mais benefícios para a Lapa. Aliás, esses dias ele nos brindou com um compactador, através de emenda, para melhorar a coleta de lixo da nossa cidade”, explica.
Quanto ao prefeito Fábio Nunes (PSD), Eduardinho acredita que a gestão dele é muito boa, porque é uma pessoa sensível, de coração bom, e agora tem a convergência de deputados, secretário e presidente a favor de Bom Jesus da Lapa.
“Por fim, quero agradecer à população lapense tanto do interior quanto da sede e desejar a todos boas festas e muito amor e saúde. Que Deus me dê sabedoria pra conduzir esta casa por mais dois anos!”, finaliza.
Da redação