Pertencente ao povo Pataxó Hãhãhãe, Patrícia assume superintendência ligada a Sepromi
Pertencente ao povo Pataxó Hãhãhãe, Patrícia Pataxó foi anunciada nesta quarta-feira, 28, pelo governador eleito e diplomado na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para Superintendência de Políticas para Povos Indígenas, órgão ligado a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
Primeira indígena formada em Direitos Humanos pela UFBA e membro do Observatório de Direitos Indígenas Nacional, Patrícia lembrou da ausência de políticas para os povos indígenas do Governo Federal nos últimos anos.
“Nós temos muito conflito na região sul, é uma região mais habitada pelos povos indígenas, a maior população dos povos indígenas se concentra naquela região sul e extremo sul [Bahia]. Nós tivemos todo esse retrocesso em prol de uma política desastrosa do Governo Federal nos últimos quatro anos e quando você não faz implementação de política pública, você não faz a marcação territorial, você é omisso”, disse a superintendente.
“Então sobra para os estados receber toda essa carga de conflito e de gerir a carga de conflito, então com certeza o governador Jerônimo estará aí inclusive muito central com a questão de direitos humanos que temos o nosso secretário, o doutor Felipe de Freitas, com certeza irá também nos ajudar nessa questão”, concluiu Patrícia Pataxó.
A Tarde