O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Leandro de Jesus (PL), se colocou à disposição dos deputados federais que solicitaram a criação da comissão temporária para fiscalizar a Transposição do Rio São Francisco.
O documento apresentado pelos parlamentares informa que, apesar da inauguração ter ocorrido em 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o beneficiamento de milhares de famílias, há relatos de que alguns trechos da obra foram interditados, impossibilitando a passagem da água.
Leandro, que assumiu a Comissão neste mês de fevereiro, afirmou que estará acompanhando de perto a situação denunciada pelos deputados. “É uma obra que vai levar água a centenas de municípios do Nordeste. É de conhecimento de todos que o povo da nossa região tem esse problema, que precisa ser apurado o quanto antes. Precisamos lutar pela dignidade do nosso povo”, disse o deputado estadual.
O projeto de integração do Rio São Francisco tem ao todo 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país.
“Manifesto nossa solidariedade e colaboração com o intuito de fornecer informações técnicas relativas ao trecho da referida obra na Bahia, recepcionar os parlamentares e equipe durante visitas à região, e o que mais couber e for da necessidade para suplementar, da melhor forma possível, os prestigiados trabalhos dos nobres colegas da Câmara dos Deputados”, diz o ofício enviado aos deputados por Leandro de Jesus.
Política Livre