Projeto se refere à saúde mental materna
A Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa aprovou, em segunda discussão, um projeto de lei (PL) que dispõe sobre a instituição do Mês Maio Furta-cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna no município. O texto é de autoria de todos os vereadores e a votação aconteceu durante a 16ª Reunião Ordinária do primeiro Período Legislativo, realizada nesta quinta-feira(27/4).
A proposta foi aprovada, por unanimidade, após ser apresentada ao presidente da Casa, Eduardinho Filho, pela representante da campanha Mês Maio Furta-cor no município, psicóloga, Cirlene Leal Cardoso França, que junto com todos os parlamentes abraçou a causa.
A criação da data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do cuidado com as mulheres no período de puerpério e incentivar órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada a se engajarem na campanha de promoção da saúde mental. O projeto propõe ainda a criação de campanhas e ações ao longo de todo o mês para chegar aos mais variados espaços, como escolas e unidades de saúde. A norma pretende, também, incluir o Mês Maio Furta-cor no Calendário Oficial do Município.
Na justificativa do projeto, alerta que é necessário auxiliar as mulheres nesse período, identificando possibilidades de atuação. Segundo o texto, é importante que se esclareça a relevância da dedicação à saúde mental das mães, pois existe a estimativa de que 1 em cada 4 mulheres sofram de depressão pós-parto. Mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo.
Ascom BJL