Por Emanoel Virgino
#JÁ EXISTE um clima de disputa eleitoral no ar. Basta comparecer às sessões da Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa para observar que o termômetro eleitoral está marcando altas temperaturas nos discursos dos vereadores.
#QUEM mais divulga e defende o atual prefeito da cidade da fé, Fábio Nunes, é o presidente da Casa, Eduardinho Filho. Sempre atento aos comentários dos vereadores de oposição, que costumam criticar o alcaide, o vereador que administra a Câmara, sempre tem um rol de motivos para elogiar o parceiro político.
#ALÉM de Eduardinho, dez vereadores alinhados com om Executivo, entram com uma verdadeira artilharia pesada nas trincheiras do Legislativo, para desdizer os opositores.
#MAS os elogios não param em Fábio Nunes, uma vez que a cartilha situacionista reza que o nome do deputado estadual, Eures Ribeiro, deve estar na pauta, com Eduardinho puxando o coro acompanhado por Zenilton, Jamima, Maria Leles, Euller, Sérgio, Zezinho, David e Gedson.
#NA OPOSIÇÃO, resta aos seus membros se esforçarem para se manterem em evidência, sendo Ernesto Fraga o mais exaltado nos seus discursos, uma vez o outra sendo um tanto contundente, como chamar o presidente da Casa de “mentiroso”, claro, tendo que engolir resposta também muito ácida.
#SONHANDO um dia ser prefeito, Jair do Leocádio é outro edil em carreira solo. A tônica é sempre a questão das estradas, o transporte escolar, a saúde e etc… Visivelmente ele tenta manter a chama do seu nome acesa para enfrentar as urnas no próximo pleito. Ele diz que pode se aventurar a encabeçar a chapa de oposição na disputa com Fábio Nunes. Algo improvável devido a um suposto sepultamento político.
#CORIOLANO é aquele vereador que segue a trilha da coerência, sempre fazendo as críticas de forma respeitosa e responsável, sabendo que está em um campo minado. Ele quase não apresenta requerimentos, uma vez que considera que a maioria nunca sai do papel. No entanto, na última sessão apresentou proposição para o Executivo recuperar o asfalto na entrada da Barrinha. Outro projeto seu é o de título de cidadãos lapenses aos notários Jean Karlo Mallmann e à esposa Juliana Ramos.
#LÉO de Lió, evadido da situação logo no início do mandato, já se lançou pré-candidato a prefeito e continua com sua missão de denunciar e fazer críticas à gestão do Município. Porém, fazer oposição na Lapa é algo como procurar diamante na cascalheira, uma vez que Eures Ribeiro criou uma bolha em torno de sua personalidade, muito difícil de ser estourada.
#ESSA bolha eurista onde orbita a maioria dos políticos e lideranças de Bom Jesus da Lapa e região, já aterroriza os políticos de Barreiras, a chamada capital do oeste, aonde a bússola de Eures Ribeiro aponta. Ele está aprontando, em termos políticos, na Assembleia Legislativa, posicionando-se como o deputado que chegou para fazer a diferença. Já criticou a postura dos colegas parlamentares, já deu um pito nas autoridades ligadas ao turismo baiano por deixarem Bom Jesus da Lapa fora do roteiro e, principalmente, já inferniza o prefeito de Barrira, Tito, e muitas lideranças com a iminência de seu nome crescer mais ainda para disputar a prefeitura de lá.
#EURES já conta com muita gente divulgando seu nome. São blogs, influenciadores, lideranças e jornalistas daquela cidade soprando nos ouvidos da população o nome Eures.
#SURGIU um blog denominado O Labareda, que faz charges e procura associar um certo pavor de Tito quando se fala o nome Eures.
#SOBRE Eures Ribeiro ir mais além, diziam suas professoras Toinha, Voninha e Solange que ele faria a melhor gestão de Bom Jesus da Lapa. Quando questionadas “por qual razão”, elas respondiam: “porque ele quer ser sempre o primeiro em tudo”. Quem conta essa história é Orlando Fraga. Será que alguém duvida que Eures no futuro terá Barreiras como catapulta a voos mais altos?
#EURES DE MALAS PRONTAS Segundo fontes seguras, o Deputado EURES Ribeiro já está de malas prontas para mudar-se para Barreiras. Nossa fonte também revelou que o Deputado será inquilino da vereadora Beza que já está reformando o imóvel para receber o Deputado. O motivo da mudança é dedicado à sua candidatura de Prefeito na capital do oeste. Segue o fluxo (deu em O Labareda).