O encontro tratou da reativação dos principais programas da entidade e contou com o secretário de agricultura Marcos Haiala
Na terça-feira (29) o secretário de agricultura, Marcos Haiala, junto com o prefeito Fábio Nunes, estiveram no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Bom Jesus da Lapa em diálogo com o superintendente geral da Bahia Carlos Borges, tratando sobre a reativação dos principais programas ofertados pelo Incra.
A ação visa trazer benefícios aos proprietários rurais e aos assentados em áreas da reforma agrária do município.
Durante o diálogo, o prefeito Fábio Nunes reforçou o interesse da gestão na elaboração do termo de cooperação técnica que será desenvolvido em parceria com o Incra para o projeto Fomento Mulher, com crédito destinado para mulheres que residem em assentamentos.
O recurso deverá ser utilizado na implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote no assentamento.
.
Ainda durante a reunião foi abordado a reativação da Sala da Cidadania no município que ficará alocada na secretaria de agricultura, de acordo com o secretário Marcos Haiala a capilaridade existente no contato da secretaria de agricultura com os proprietários rurais e as famílias assentadas facilitará o trabalho do município junto ao Incra na oferta de serviços de qualidade.
A sala prestará serviços de atualização cadastral, emissão da declaração de assentado, atualização do cadastro de suas propriedades e posses junto ao Incra, emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), entre outros.
Para acelerar os processos de titulação de terras foi abordado a necessidade do programa Titula Brasil que objetiva a ampliação do alcance dos serviços do Incra e a agilização dos processos de regularização fundiária, por meio de acordo de cooperação técnica da prefeitura. Na oportunidade, o prefeito Fábio Nunes salientou que toda parceria que cause impacto positivo aos moradores Lapenses é bem-vinda, e essa é uma delas.
Ascom BJL