Leia os comentários sobre o momento político na capital da fé
#PARECE que o período de eleição já começou em Bom Jesus da Lapa. Todas as pessoas que desejam disputar uma vaga a vereança, estão se manifestando nas redes sociais como bem podem. A tônica é sempre o vale tudo, desde um lote repleto de lixo a um esgoto estourado, passando pelas estradas em estado precário precisando de patrolamento e cascalho.
#ALIÁS, as estradas são motivo para o assunto mais em voga na Câmara de Bom Jesus da Lapa. São quilômetros e quilômetros de falas dos edis, uns que alertam para o período de chuvas e as estradas continuam esperando recuperação, segundo os vereadores de oposição. Já os de situação dizem que tudo estará sendo ajeitado no momento certo, assim como muitas delas já estão em andamento ou prontas.
#UMA VERDADE, porém, ninguém pode negar. Trata-se do trecho da BA 160 ligando Lapa ao Quilombo Rio das Rãs. Na sessão desta terça-feira, a BA 160 imperou na voz dos explanadores que alçaram o vereador Davy Arcanjo à exaltação e à exaustão por ser o representante das comunidades beneficiadas pela rodagem que se encontra recuperada e devidamente entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues.
#DAVY DO QUILOMBO, o homenageado da sessão matutina, fez questão de agradecer às comunidades do Rio das Rãs e demais beneficiadas pela BA 160, por terem comparecido ao evento de recepção ao governador, sua comitiva e deputados. O edil lembrou que foi o primeiro a receber um governador em toda a história das comunidades e do primeiro quilombo a ser reconhecido no Brasil, o que atesta a luta que ocorre ali há anos.
#NÃO FOI só o nome de Davy que foi exaltado, o do governador e do deputado Eures, como sempre bailam na fala dos vereadores aliados do Executivo, como verdadeiros heróis dos feitos, das inaugurações que de fato são muitas nos últimos meses em Bom Jesus da Lapa.
#ATÉ MESMO o vereador Coriolano Leite fez elogios a Davy pelos anos de luta pela recuperação da estrada, juntamente com a comunidade. Cori se lembrou, inclusive, do protesto no trevo da mesma BA 160, quando a comunidade fechou a estrada com o apoio do Pe. Marcos. Segundo o vereador do União Brasil, aquele fato chamou a atenção do governo à época, Rui Costa, que se preocupou em recuperar a estrada.
#PARA QUEM não se recorda, Davy, em certo período, ameaçou romper com o governo, se a estrada continuasse vitimando cidadãos e cidadãs, que acabaram perdendo a vida em acidentes no trecho ora recuperado.
#EURES Ribeiro gravou áudio perguntando a Davy se as pessoas que duvidavam da inauguração da estrada já haviam vestido as saias vermelhas, que o deputado lhes ofereceu. Claro, o folclore faz parte da política e está em atitudes como esta de Eures.
#JAIR do Leocádio bate na mesma tecla em todos os trabalhos da Câmara. Ele quer sessões itinerantes para que a população rural possa acompanhar os debates. O presidente da Casa, Eduardinho, não responde. Os demais vereadores também não desejam que as sessões siam do plenário fixo. Seria ruim e dispendioso se deslocarem para várias localidades. Alguns vereadores dizem que a sessão gravada e transmitida pelo rádio à noite, já é suficiente.
#LÉO de Lió Dourado conclamou os colegas vereadores a entrarem em campanha a fim de tentar proteger os jovens que em grande número estão afetados mentalmente na cidade. Para Léo, os adolescentes estão doentes dentro de suas casas, depressivos, enquanto que, segundo ele, não se veem políticas públicas pra inclusão desses jovens.
#QUEM também foi elogiado na sessão, foi o secretário de administração, Vitor Hugo. O vereador Euler Nogueira disse que o secretário tem facilitado a realização dos eventos culturais que triam sido importantes para as comemorações dos 100 anos de emancipação política de Bom Jesus da Lapa.
#EDUARDINHO Filho, presidente da Câmara, teceu elogios ao governador, Jerônimo Rodrigues, por ser uma pessoa simples. Ele disse a Davy que o colega é merecedor de estar representando as comunidades quilombolas, pelo excelente trabalho que faz há tantos anos na região que representa.