O deputado Eures Ribeiro (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de resolução em que propõe a concessão da Comenda 2 de Julho ao babalorixá Aristides Oliveira Mascarenhas (Jassilewá) pelo trabalho prestado como orientador e líder espiritual na Bahia.
Baiano natural de Itaparica, Pai Ari, como é conhecido, é jornalista e também funcionário público federal do Ministério da Defesa. Formado em Direito e Ciências Contábeis, desde 1980 exerce sua função religiosa como babalorixá e é o fundador do Ilê Axé Opô Ajagunã, terreiro localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O local foi tombado como Patrimônio Cultural do Estado da Bahia em dezembro de 2005.
Conforme ressaltado pelo parlamentar, o babalorixá é o presidente da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (Fenacab) desde 2002 e fundador da Fundação Ajagunã. “Ele tem se destacado como líder religioso e social em todo a Bahia realizando trabalhos constantes para melhorar a vida de centenas de beneficiários. Essa virtude é refletida nos trabalhos realizados, reconhecimentos recebidos, títulos e medalhas conquistadas ao longo de sua jornada espiritual”, contextualizou.
À frente da Fundação Ajagunã, desenvolveu ações sociaiscomo a Rádio Ambulância, distribuição de sopas, creche comunitária, infocentro, curso de corte e costura, correio comunitário, além de reforço escolar em convênio com a Prefeitura de Lauro de Freitas.
Ao justificar sua proposição, o deputado Eures Ribeiro defendeu a necessidade de reconhecer o trabalho produzido por Pai Ari nas áreas social, religiosa e intelectual.
Ascom Alba