quarta-feira, setembro 18, 2024

Calor causa impacto na inflação e ameaça preço de alimentos e energia

Leia também

Brasil registrou recordes de consumo elétrico por dois dias consecutivos

As altas temperaturas que serão registradas nos próximos meses no Brasil podem causar impacto na inflação. Segundo analistas, a chegada do verão e os efeitos da crise do clima podem pressionar itens como alimentos e energia elétrica.

O calor já atingiu produtos como ar-condicionado e ventiladores. Em outubro deste ano, os preços subiram 6,09%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números representaram uma alta de 10,54%, a maior desde outubro de 2020. De acordo com o IBGE, a razão pode ser o calor e a seca histórica no Amazonas, responsável por dificultar a produção no estado.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), prevê a necessidade de geração térmica adicional para conseguir atender a demanda causada pelos picos de calor em novembro e dezembro de 2023. De acordo com o órgão, a situação estava prevista desde a última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no dia 8 de novembro.

Diante da alta do calor, o consumo de energia elétrica no Brasil bateu recordes em dois dias consecutivos, na segunda-feira (13) e terça (14). Nas ocasiões, o Sistema Interligado Nacional (SIN) ultrapassou a faixa de 100 mil MW (megawatts), segundo a ONS.

Internet fibra com velocidade máxima é na Pollynet – 0800 071 6092

A Tarde

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias