Para Bom Jesus da Lapa há previsão de chuvas de terça-feira a sexta-feira, de forma que a partir de próximo sábado o tempo permanecerá parcialmente nublado,
Nesta segunda-feira, 18, ainda haverá altas temperaturas podendo chegar a 38º
Brasil
O verão terá seu início no Hemisfério Sul nos primeiros minutos da próxima sexta-feira (22), mais precisamente às 00h27. A estação irá substituir uma primavera que termina com recordes de chuvas na Região Sul e estiagem severa em áreas do Norte e Nordeste e calor excessivo em muitas localidades do país.
Para os últimos dias da estação, as previsões das diversas fontes meteorológicas mostram, de forma convergente, a alta probabilidade de ocorrência de chuvas generalizadas em todas as regiões do país.
Os institutos nacionais e os modelos matemáticos de previsão divergem apenas na distribuição das chuvas. No entanto, a maioria deles indica que os maiores volumes nos próximos sete dias devem se concentrar em uma convergência que vai da faixa do Oeste do Amazonas, passando por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
Nordeste
No Nordeste, as previsões são ainda mais divergentes em relação aos volumes esperados. Enquanto alguns modelos mostram chuvas mais distribuídas, outros indicam maior irregularidade e volumes maiores em algumas áreas, como no Sul da Bahia.
Já a última rodada de previsão deste domingo, do modelo Cosmo, utilizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também indica previsão de volumes maiores no Amapá, Pará e Tocantins, mas de pouca chuva em todo a metade leste da região.
Neste domingo (17), algumas localidades do Maranhão, e do Sul e do Extremo-Oeste da Bahia, receberam as primeiras chuvas.