#ANO acabando e a Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa já está em recesso, voltando apenas em fevereiro.
#BOA oportunidade para apontar os destaques do Legislativo de Bom Jesus da Lapa, sob a perspectiva de quem vai ou não permanecer na Casa das Leis no próximo mandato.
#EDUARDINHO Filho (PP), presidente muito dinâmico, modernizou as ações em plenário ao implantar um sistema virtual de votação e participação dos vereadores nas sessões. O voto eletrônico e a delimitação do tempo de fala para cada edil foi o grande destaque durante 2023. O vereador, que também deu início às obras da nova sede da Câmara, sem dúvida vem fazendo história, já atravessando o segundo mandato como presidente. É um forte adversário para quem vai disputar as eleições tentando se eleger vereador em outubro.
#LÉO de Lió Dourado (PSD), vice-presidente, foi o segundo mais votado e também se destacou como o principal nome de oposição, mesmo tendo sido eleito no grupo de Eures Ribeiro. Ele seguiu o mestre ao romper com o grupo no primeiro dia de mandato em 2021. Eures fez a mesma coisa com o grupo de Arthur Maia em 2005. Léo é pré-candidato a prefeito e goza de muita popularidade na sede do município e na zona rural. Se for candidato a prefeito vai incomodar, se for a vereador, tende a ser reeleito.
#CORIOLANO Leite (UB), a fala mais consciente da Câmara, sem rodeios, sem ataques, sem papas na língua, Cori apoia quando os projetos são necessários e desaprova quando percebe exageros nas pautas. Com certeza, ele tem o respeito dos colegas e da população, achando sempre desnecessários enxurradas de requerimentos, os quais, segundo ele, ficam engavetados. Continua sendo forte candidato à reeleição, principalmente pelo que tem feito pela população da zona rural, sempre com o apoio do deputado federal, Arthur Maia.
#ERNESTO Fraga (Avante) é o vereador que mais faz barulho no plenário, com seu estilo advocatício, denuncia veementemente o que chama de desmandos do Executivo. Por várias vezes ele discutiu com o presidente Eduardinho Filho, a quem chamou de “nojento” em dada ocasião. O vereador vai ter que se esforçar muito para permanecer entre os 15 em 2025.
#LEONEL Cardoso (PSD), também eleito no grupo de Eures Ribeiro, rompeu definitivamente este ano. Segundo os comentários nos bastidores, o fato se deu devido seu filho Leonilton Cardoso ser um dos braços direitos do prefeito Lica (PSDB), em Serra do Ramalho, com isso, o vereador passou a ser menos prestigiado pelo prefeito Fábio Nunes e por Eures. Leonel é sempre nome forte pelo legado e pela quantidade de mandatos, com muita projeção na zona rural.
#DAVY Arcanjo (PT) teve como grande conquista a recuperação do trecho da BA 160, que liga a sede do município ao quilombo Rio das Rãs, onde ele é líder comunitário e vereador já no terceiro mandato, tendo conseguido praças, iluminação, regularização fundiária, quadras dentre outras conquistas. Davy é nome certo à reeleição.
#NERIVALDO da Pesca (PT) tem como base exatamente a Colônia dos Pescadores de Bom Jesus da Lapa, sendo substituto do seu pai, Nélson da Colônia. Seus votos vêm dos associados que são mais de três mil. Nerivaldo dificilmente focará fora da lista de vereadores em 2025.
#ZEZINHO Duarte (PSC), muito popular na zina rural, o vereador está sempre a serviço do seu grupo, apoiando o prefeito e reivindicando recuperação de estradas para a região de origem, que é a Favelândia. Zezinho é um nome a ser vencido.
#SÉRGIO do Bandeira (PSC) projetou-se em seu primeiro mandato, sendo presidente da Associação dos Pescadores da comunidade Juá-Bandeira. Nem sempre ele está gozando de apoio como linha de frente do grupo, mas sempre procura ser leal e se redimir de alguma falha. Sérgio vem forte em 2024.
#GEDSON Nascimento (PSC) é nome forte devido sua habilidade política, e as relações que mantém, por ser uma pessoa com propósitos e ambições futuras, a fim de não passar a vida sendo vereador. Já foi cassado e retornou triunfalmente ao plenário. É nome muito forte, mesmo que rompa com o grupo e mude de lado. Gedson vem com tudo em 2024.
#ZENILTON (PP) é o vereador que não precisa se preocupar com campanha, uma vez que parece ter votos garantidos. Em silêncio ele sempre conquista o direito de continuar na Casa há muitos anos, tendo como base a Saúde do Município. Ele também é nome a ser batido em 2024.
#JAIR do Leocádio (PSDB) o vereador que se mostra combativo, porém, em muitas ocasiões aprova os projetos do Executivo, razão pela qual muita gente aposta que ele tem um pé na situação. Isso pode se dever a Jair representar um forte adversário para os colegas de oposição diante das urnas. Ele já recebeu telefonemas de Roberto e Arthur Maia, no entanto, não sentou ainda para uma negociação visando às eleições de 2024.
#EULLER Nogueira (PSD), terceiro mais votado em 2020, está a serviço do grupo de Eures. Vereador de poucos requerimentos mas de muitos elogios ao prefeito Fábio Nunes e ao deputado Eures Ribeiro. Ele é querido por muita gente por ser uma pessoa bem educada e pelo fato de ter se popularizado quando diretor do Hospital Carmela Dutra e, depois, como secretário de saúde. Também é nome forte para a próxima disputa.
#MARIA Leles (PP) é suplente, mas ocupa o cargo de vereadora na vaga de Dedzão, o campeão de votos em 2020. Maria é vereadora desde 2008 e tem a missão de representar as mulheres no plenário, de forma que em 2024 precisa ter votos suficientes para ser titular da cadeira.
#JAMIMA Queirós (PSD) também é suplente e ocupa a vaga do secretário de obras, Erivélton Radson. Jamima representa as mulheres e o Projeto Formoso. Ela obteve 508 votos nas últimas eleições, entretanto, deve aumentar sua votação em 2024.