A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa informou que nesta quinta-feira (28/12), está na conta dos servidores do município o pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro.
O Município também pagou o 13º salário no dia 30 de novembro, indo na contramão de pelo menos 28,6 dos municípios brasileiros, que segundo pesquisa da CNM (Confederação Nacional dos Municípios, não conseguiram cumprir com essas obrigações normalmente.
“Pagar salários em dia é uma obrigação das prefeituras e Bom Jesus da Lapa vem cumprindo com esse papel nos últimos anos”, afirma o secretário de administração, Vítor Hugo.
O secretário cita como exemplo quase 30% dos municípios que tiveram problemas financeiros e atrasaram a primeira parcela do 13º, enquanto que a administração de Bom Jesus da Lapa consegue fazer um planejamento capaz de manter o compromisso com os servidores.
“Para se ter uma ideia, 27,2% dos municípios brasileiros vão encerrar o ano de 2023 no vermelho, mas Bom Jesus da Lapa está fora dessas estatísticas”, explica o secretário.
Segundo estudo da CNM, há 3 meses mais de 52% dos municípios já estavam no vermelho e os últimos dados mostram um cenário preocupante no âmbito da gestão dos municípios afetados, mas com os repasses de final de ano o índice caiu para 27,2%.
Há uma tendência de melhora para 2024, quando os municípios vão poder respirar aliviados, pelo menos é a expectativa de 47% dos prefeitos em todo o Brasil.
O secretário Vítor Hugo também disse ao visto24horas que o pagamento aos fornecedores está equilibrado, e Bom Jesus da Lapa vai iniciar 2024 com muito equilíbrio em sua contabilidade, sempre cumprindo com as obrigações dos pagamentos em dia.
Vítor Hugo disse ainda que mesmo com a diminuição dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), Bom Jesus da Lapa continua sendo um modelo de gestão de sucesso, que teve início com o ex-prefeito Eures Ribeiro e tendo continuidade com Fábio Nunes.
Ele cita como exemplo as obras inauguradas em 2023. “Para citar algumas delas, temos o aeroporto, asfalto na Cavalhada, no bairro Shangrilá e Lagoa Grande, quadras, comando regional, BA-160, dentre outras, mas há outras obras que foram entregues e algumas em andamento”, conclui.