Choveu em Bom Jesus da Lapa na madrugada de 30 para 31 de dezembro, sendo que a tendência é chover na madrugada de 1º de janeiro de 2024.
O último dia do ano na capital baiana da fé será de tempo fechado e uma temperatura mais baixa do que o que se verificou nos últimos dias. No entanto, o sol aparecerá principalmente no período da tarde.
Geral
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), emitiu novos alertas de chuvas intensas e tempestades em várias regiões do Brasil neste sábado (30).
Um destes avisos, de cor amarela, classificado como de “perigo potencial”, atinge 39 municípios da Bahia, das regiões Extremo-Oeste, Vale São-Franciscano, Centro-Sul e Sul do estado. Ele tem validade até às 10h deste domingo (31).
O mesmo alerta também vale para mais de 2,4 mil municípios dos estados do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
Nestas localidades podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h. Tais condições oferecem baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As recomendações incluem evitar abrigo debaixo de árvores durante as rajadas de vento, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Cidades baianas sob alerta: Alcobaça, Barreiras, Cândido Sales, Caravelas, Carinhanha, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Encruzilhada, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guaratinga, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lajedão, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucuri, Nova Viçosa, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Piripá, Riachão das Neves, São Desidério, Sebastião Laranjeiras, Teixeira de Freitas, Tremedal, Urandi e Vereda.
Outro alertas
O Inmet também tem vigente outros alertas meteorológicos para tempestades e vendavais em várias áreas do território brasileiro. Na região Nordeste, incluindo os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí, a atenção é para a baixa umidade relativa do ar.
Veja a relação de alertas vigentes
Previsão
A previsão indica grande possibilidade de chuvas intensas e toda a região Nordeste nos primeiros dias de 2024.