Em Bom Jesus da Lapa deverá chover na madrugada de terça-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Alertas de Avisos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu novos alertas de chuvas intensas, abrangendo quase todos os municípios da Bahia. Os avisos começaram a vigorar nesta segunda-feira (22) e têm validade até a próxima sexta-feira (26).
São 283 cidades em alerta amarelo, de perigo potencial, e 153 em alerta laranja, de perigo. Alguns municípios estão com seus territórios sob os dois alertas. Apenas algumas localidades da faixa de divisa com o Sergipe estão fora da área com risco de chuvas intensas.
O alerta laranja atinge os municípios das regiões Centro-Norte, Centro-Sul e Sul Baiano. Nestas localidades, as chuvas podem alcançar volumes de 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h. Alguns municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo também estão inclusos neste alerta.
Nas demais áreas do estado, sob alerta amarelo, as chuvas podem vir com acumulados de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e as rajadas de vento podem atingir de 40-60 km/h. O mesmo alerta também inclui municípios de outros estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerais.
Riscos e precauções
Nas áreas sob alerta, em caso de confirmação das previsões, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As recomendações incluem evitar o abrigo debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas, assim como evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em caso de chuvas torrenciais, se possível, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Transtornos
As previsões se confirmaram e em algumas localidades choveu acima do que era esperado para este domingo (21). Em Guanambi, o acumulado medido pelo pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, foi de 52 mm.
Em Vitória da Conquista o volume foi ainda maior, superando 78 mm. A chuva também veio acompanhada de rajadas de vento, raios e até granizo em algumas localidades.
A previsão dos modelos matemáticos de meteorologia e dos institutos meteorológicos afirmam que as chuvas devem continuar caindo sobre a Bahia nos próximos dias. Os maiores volumes são esperados para as regiões.
Algumas previsões apontam para a possibilidade de acumulados superiores a 200 mm na faixa de divisa com Minas Gerais.