Cerca de R$ 104,6 milhões foram investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na estruturação de cadeias e atividades produtivas e em serviços públicos prestados por prefeituras municipais baianas aponta balanço de investimentos da 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA). A aplicação dos recursos públicos integra as linhas de atuação da empresa pública de fomento à economia sustentável e de estruturação de cidades no cumprimento de sua missão de promover o desenvolvimento regional sustentável para redução das desigualdades regionais.
No total, a 2ª Superintendência Regional da Codevasf executou 747 termos de doações, que beneficiaram 171 municípios baianos dos mais diversos territórios. Foram 422 associações, cooperativas e sindicatos beneficiados e mais 101 prefeituras municipais, além de três consórcios públicos. Territórios de identidade localizados na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, como do Sertão Produtivo, da Bacia do Rio Corrente, do Velho Chico, Vale do Jiquiriçá, da Bacia do Rio Grande, de Irecê, do Litoral Sul, do Sudoeste Baiano, Médio Sudoeste Baiano e da Chapada Diamantina, foram contemplados com os recursos do Orçamento Geral da União (OGU) mobilizados pela Companhia.
Na linha de atuação de estruturação de cidades, entre os serviços públicos municipais beneficiados com o repasse de máquinas pesadas estão a realização de obras de reparo, manutenção, construção e serviços em geral em vias urbanas e rurais, limpeza de áreas e de aguadas, o que atua para facilitar o transporte de mercadorias, serviços e de pessoas. Para isso, a Companhia disponibilizou máquinas e equipamentos ao poder público municipal da região e a consórcios públicos, como pá carregadeira, escavadeira hidráulica, retroescavadeiras e caminhões-pipa.
Já na linha de atuação de fomento à economia sustentável, os investimentos beneficiaram cadeias e atividades produtivas, como da piscicultura, pesca artesanal, fruticultura, apicultura, bovinocultura leiteira, confecção. Entre os bens repassados para associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e prefeituras estão tanques para resfriamento de leite, caminhões basculhantes e frigoríficos, barco de alumínio com motor, kits de apicultura, irrigação, panificação e costura, tratores e implementos agrícolas. O acesso às máquinas promove a ampliação da mecanização e da modernização de atividades produtivas no estado da Bahia, com a redução do trabalho pesado, diminuição de custos de produção e possibilidade de aumento da produção e da produtividade.
Uma das organizações beneficiadas é a Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto Ceraíma (Cooperc), que reúne agricultores do Projeto Público de Irrigação Ceraíma, mantido pela Codevasf no município de Guanambi (BA). A Cooperc integra a cadeia produtiva da fruticultura no Oeste baiano e sofria com o gargalo do transporte da produção, que requeria fretamento de caminhões, o que aumentava os custos e reduzia a margem de lucro para as 112 famílias cooperadas.
Diante disso, o presidente da cooperativa, Marco Antônio Fraga Silva, solicitou à Codevasf a doação de um caminhão-baú para solucionar esse gargalo. “Nós percebemos que sempre tínhamos a necessidade de fretar caminhões para escolar a produção na região, como as mercadorias que vão para a merenda escolar do município de Guanambi. Vendo essa necessidade, procuramos a Codevasf para nos ajudar a eliminar esse custo. Toda as semanas, nós fazíamos esse fretamento entre duas a três vezes, o que fazia com que essa despesa fosse multiplicada por três semanalmente”, revelou. Ele ainda acrescentou que a cooperativa também já recebeu outros equipamentos como uma máquina de solda e uma retroescavadeira, avaliadas em cerca de R$ 557 mil, para uso na manutenção da infraestrutura de irrigação e drenagem.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier Nascimento, o acesso a máquinas e equipamentos tem impacto direto no trabalho das famílias que retiram a renda de atividades rurais, como a agricultura e à piscicultura, e na qualidade dos serviços públicos. Ele ainda destaca o papel do governo federal na redução das desigualdades regionais ao promover o acesso às tecnologias agrícolas que já existem há algum tempo, mas que não são acessíveis a todos.
“Ter a disposição um trator com implementos agrícolas para o trabalho no campo ou um caminhão para a logística de distribuição da produção pode ser mais acessível para famílias em algumas regiões do país. No entanto, em outras regiões e municípios, esse acesso é quase impossível. É ai que entra o papel de organizações estatais como a Codevasf no combate a essas desigualdades regionais e na promoção de oportunidades de desenvolvimento de um local ou região do Brasil”, explicou o superintendente regional.
Economia Sustentável e Estruturação de Cidades
As ações da Codevasf em longo e médio prazos são orientadas pelo Planejamento Estratégico Institucional (PEI) e pelo Plano Anual de Negócios (PAN), que contêm as linhas de atuação da empresa.
A linha Economia Sustentável reúne ações que buscam promover o desenvolvimento sustentável e reduzir as migrações dentro de regiões da área de atuação da empresa pública por falta de oportunidades, especialmente entre jovens. Para isso, a Codevasf atua para o fortalecimento da capacidade produtiva local, por meio de doação de bens, de capacitações, da implantação de infraestruturas de fabricação, de comercialização e de escoamento da produção.
Já a linha Estruturação de Cidades promove a infraestrutura no território de atuação da Companhia em parceria com demais entes federativos, como prefeituras municipais e consórcios públicos, com a implantação e recuperação da infraestrutura urbana, com ações como melhoria da rede viária, construção de equipamentos públicos, otimização da logística urbana, canalização e drenagem urbana, qualificação urbana e aumento da atratividade produtiva, comercial e industrial.
Com o repasse de máquinas pesadas, a Codevasf pretende fortalecer a capacidade de atuação de órgãos públicos nos municípios diante das demandas locais por obras e projetos, contribuindo para a melhoria dos serviços públicos.
Ascom Codvasf