Vereador de três mandatos, Enio Guedes se aventurou em 2016 como candidato a prefeito de Bom Jesus da Lapa, mas se viu abandonado. Mesmo com o movimento das ruas em torno do seu nome, não teve apoio, nem mesmo da cúpula do seu partido à época, o PMDB.
Ele obteve 6.306 votos que totalizaram 20% do total, numa derrota homérica para Eures Ribeiro, que obteve 24.589, ou seja, 78% dos votos. O ex-prefeito contava com a máquina da Prefeitura e com muita popularidade.
Nas eleições de 2020, Enio Guedes se candidatou a vereador pelo DEM obtendo
465 votos ficando na suplência de Coriolano Leite, o qual obteve 887 votos, mesmo assim, muita gente sabe que ele tem peso político, principalmente no bairro João Paulo II.
Para o pleito de outubro, Enio, que já foi presidente da Câmara Municipal, diz que mais uma vez que vai enfrentar as urnas, no entanto, ainda não sabe por qual lado estará se candidatando.
Com os rumores da volta de Roberto Maia na próxima disputa, há uma possibilidade de o ex-vereador engrossar as fileiras da oposição, porém, ele tem muitas críticas ao grupo de Arthur Maia, a quem considera que abandonou seus eleitores nos últimos anos.
Ele também está disposto a conversar com o atual prefeito, Fábio Nunes, para ver a possibilidade de fazer parte do seu grupo e mudar de partido, já que está filiado ao União Brasil, cuja data limite é 6 de abril.
O ex-vereador também está aberto para um diálogo com os Maia, entretanto, apenas se for confirmada a candidatura de Roberto Maia, já que ele não acredita nos demais pré-candidatos Léo de Lió, João Magalhães e Moizés Barbosa ou outro que aparecer.