De forma melancólica Léo de Lió agitou a semana da política em Bom Jesus da Lapa
#A POLÍTICA mobiliza a sociedade em todas as suas classes, servindo como motivo para diversão a uns e assunto muito sério para outros. Quando se trata da chamada “resenha”, Bom Jesus da Lapa é o centro das discussões e piadas.
#A DESISTÊNCIA do vereador Léo de Lió (PDT) de disputar a Prefeitura da capital baiana da fé, para apoiar o deputado estadual Eures Ribeiro (PSD), foi o assunto que pululou nas redes sociais desde quarta-feira, 13, quando o Visto24horas publicou a notícia em primeira mão.
#O COMENTÁRIO mais hilário veio de um servidor público, que escreveu em um grupo do Whatsapp a seguinte frase: “Ele peidou (SIC) na farinha”, decretando também o fim da carreira política do ex-adversário, e agora aliado, do pré-candidato Eures.
#AO APRESENTAR seus dois novos apoiadores, Léo de Lió e o vereador Ernesto Fraga (Avante), Eures teve um orgasmo aos pulos, demonstrando em sua expressão facial todo seu maquiavelismo que é capaz de simplesmente tirar do seu caminho um suposto obstáculo, que certamente iria contabilizar muitos votos em outubro.
#“QUEM SOUBER morre”. Com esta frase popular em Bom Jesus da Lapa, muitas pessoas discutem sobre quais valores morais, públicos e/ou outros mais, os dois agora “aliados” contabilizarão perdas e lucros presentes e futuros.
#NO ENTANTO, a revolta de diversos apoiadores da candidatura de Léo é gritante, de forma que decretam nos grupos de celulares em cadeia, que o jovem filho do ex-prefeito, o saudoso Lió Dourado, acabou por assinar o contrato do seu ostracismo político.
#CORRE À BOCA MIÚDA, que Eures teria garantido a Léo uma secretaria diante da certeza que o ex-prefeito tem de ser vitorioso, posto que nem ao menos o novo apoiador, viria disputar sua continuidade na Câmara Municipal em 2025, tamanha é a antecipação de vitória pelo grupo de Eures.
#O FATO é que Eures agora é um candidato de oposição em Bom Jesus da Lapa, depois de trair seu grupo, que era o da situação, assim como teve habilidade para influenciar Léo a também trair seus apoiadores. É por isso que o povo repete o rifão: “Ô Lapa, por que você é assim?”
#MAS A nova “oposição” comandada por Eures, não conta que do outro lado, na situação, não está nenhum menino. Fábio Nunes aprendeu muito sobre política com o próprio Eures. Está no PT que nunca teve na Lapa um candidato com reais chances de vitória; entretanto, agora é tudo diferente, por diversos motivos, sendo o principal deles a fantástica força de resiliência que o PT tem na Bahia, o qual, quando está em desvantagem, surpreende nas urnas e ganha com grande vantagem.
#FÁBIO Nunes conta com a máquina da Prefeitura, tem a possibilidade de realizar em poucos meses ações que poderão erguer sua popularidade, o que realmente está acontecendo. Ao seu lado estão os vereadores mais votados e confiáveis pela população, assim como forças políticas nacionais.
#O PT tem um grande projeto nacional de continuidade ocupando a presidência em 2026, sendo que a Bahia é uma referência de vitória do modelo petista de governar, com a possibilidade de Rui Costa ou Jaques Wagner serem escolhidos por Lula para sua sucessão.
#A REGIÃO quilombola que contabiliza cerca de seis mil votos é sempre fechada com o PT, sendo aqueles votos os que definem a eleição na Lapa.
#E QUEM duvida que a velha oposição lapense não poderá se unir à situação de Fábio Nunes? Imagine-se a possibilidade de Moizés e até mesmo os Maias se juntarem a Fábio, representando pelo menos 13 mil votos que são terminantemente contrários a Eures? Com isso, é bom que Eures entenda que sua eleição não está garantida.
#NAS PRÓXIMAS semanas tudo vai se ajeitar, de forma que se Arthur Maia não apoiar Fábio Nunes, teria que apresentar candidatura própria do partido União Brasil, que legitimamente seria Moizés, a quem o deputado rejeitou sendo enganado por Léo de Lió. O fato é que se Arthur não tiver candidato, vai pegar muito mal pra ele, que afirmou recentemente uma candidatura do seu partido.