O presidente Lula (PT) sai em vantagem em relação a Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais.
De acordo com pesquisa Genial/Quaest realizada na semana passada, 33% dos eleitores dizem que preferem votar em um candidato a prefeito “aliado a Lula”, contra 22% que afirmam que preferem um pretendente “aliado a Bolsonaro”. O instituto entrevistou 2.045 pessoas em todo o país.
Um percentual ainda maior, de 37%, no entanto, afirma que teria preferência por alguém “independente”, sem ligação com os dois líderes.
A balança pende fortemente para Lula no Nordeste: 51% dos eleitores dizem preferir votar em um candidato a prefeito aliado do petista, contra 11% que dizem preferir políticos ligados a Bolsonaro.
Bolsonaro leva a melhor no Sul, com 31% dizendo que preferem um candidato municipal aliado a ele, contra 28% que cravam Lula. E há empate no Sudeste, com 27% para Bolsonaro e 25% para Lula (margem de erro de 3 pontos) e no Centro Oeste, com 26% para Lula e 25% para Bolsonaro (margem de erro de 5 pontos).
As mulheres seguem fazendo a diferença: 36% delas dizem preferir um candidato de Lula, contra 19% de Bolsonaro. Entre os homens, 29% preferem alguém ligado a Lula e 27%, a Bolsonaro.
Os que ganham até dois salários mínimos também pendem para Lula: 43% preferem um candidato dele, contra 14% que escolheriam alguém ligado a Bolsonaro.
Mônica Bergamo/Folhapress