Para formar a comissão que organiza o festejo anual, existem quatro funções principais, que são definidas por meio de sorteio: Imperador ou Imperatriz, Juiz da Matina, Alferes da Bandeira e Capitão do Mastro. Ao todo foram 51 pessoas inscritas para o ano de 2025, destas 31 se inscreveram para a de imperador ou imperatriz.
A celebração de Pentecostes marca o início da propagação do nome de Jesus Cristo após sua ascensão ao céu e os 50 dias depois da celebração da Páscoa. Em Bom Jesus da Lapa, este dia também representa a força da fé, cultura e tradição. Assim foi a manhã de domingo (19), com as manifestações culturais presentes na Missa festiva, às 7h da manhã.
A Missa Festiva marcou também a comemoração dos 112 anos de festejos e sete anos de reconhecimento como bem cultural e imaterial da Bahia, pelo Governo do Estado. Durante a homilia, padre Roque Silva, reitor do Santuário, falou sobre o significado da festividade. “O Santuário já cuidava da festa naquilo que diz respeito ao sorteio. Posteriormente foi introduzido o setenário. Aqui em Bom Jesus da Lapa a festa é misturada com alguns elementos folclóricos mas é também a festa de Pentecostes já que reúne a comunidade católica e não católica, e muitas pessoas e famílias se reúnem para este grande acontecimento aqui na cidade”, disse.
Na parte cultural da Festa do Divino, existem diversos elementos e personagens. Mas para formar a comissão que organiza o festejo anual, existem quatro funções principais, que são definidas por meio de sorteio: Imperador ou Imperatriz, Juiz da Matina, Alferes da Bandeira e Capitão do Mastro. Ao todo foram 51 pessoas inscritas para o ano de 2025, destas 31 se inscreveram para a de imperador ou imperatriz.
O sorteio da comissão foi realizado no final da Missa. Para a surpresa do lapense Roberto Róger Góis, ele foi sorteado pela primeira vez para a função de Imperador, após mais de 15 anos de tentativas. “Eu me senti abençoada com essa escolha, eu fiquei muito emocionado, no meio de 31 candidatos eu fui escolhido pelo divino Espírito Santo”, afirmou.
Para as funções de Juiz da Matina, Alferes da Bandeira e Capitão do Mastro foram sorteados, respectivamente: Orlando da Silva de Mello, Simone Almeida do Nascimento e Zilmar Cauan da Costa.
O ciclo do festejo de 2024 termina no próximo domingo (26), com a entrega da bandeira e a passagem da coroa do atual imperador, Kauan Santos de Jesus, para o imperador eleito.
Via Santuário do Bom Jesus, por Tamiris Batista