É preciso sensibilidade para perceber as necessidades de uma pequena localidade no interior de um município. Esses brasileiros ainda carecem de direitos básicos para sua subsistência.
Um bem muito comum negado a pequenas populações rurais é a água e outro, a energia elétrica. Imagine-se em plena era da tecnologia, uma família não ter água tratada para beber e cozinhar. Quem viaja para a zona rural dos municípios ainda ouve queixas dessas situações.
É preciso considerar que tem melhorado bastante a vida na zona rural dos municípios, com os programas Água para Todos e Luz para Todos do governo federal, mas ainda precisamos avançar rumo à equiparação de direitos de todos os brasileiros.
É preciso refletir sobre o que a falta de água limpa causa, imagine como fica a higiene dessa família, e o consumo de água inadequada causa danos à saúde dessa família.
Já a falta de energia vai impactar na qualidade de vida das famílias afetadas, as crianças não terão acesso à cultura trazida pelas tecnologias, atrasando sua educação, ou adultos não poderão acessar a informação com a velocidade de seu tempo, ou seja, essa comunidade estará atrasada em vários sentidos.
Para Romeu, ex-vereador da cidade de Bom Jesus da Lapa, não é suficiente haver esses programas; é preciso garantir que cheguem até à população que carece desse bem. E garante que neste momento algumas das suas lutas geraram grandes obras que trouxeram luz para várias comunidades.
Veja o montante do investimento de algumas dessas obras e entenda o porquê de ser tão difícil tirar esses projetos do papel: llha da Mariquinha, mais de dois milhões de reais; ilha da Canabrava, dois milhões de reais, Baixa Grande, novecentos e trinta e dois mil reais, e Jacu, cento e sessenta e dois mil reais, ainda as que estão em plena luta para serem conquistadas: Mangueiro, Ilha do Fogo (estima-se que um custo de novecentos e trinta e dois mil reais), Bom Sucesso II e Jatobazão (novecentos e sessenta e quatro mil reais), as duas últimas com algumas pendências ambientais.
Assessoria de Comunicação