Crescimento da popularidade de Fábio tem chamado atenção do eleitorado lapense pelo seu empenho e seriedade
#A PESQUISA do Instituto Seculus, divulgada pelo site Bahia Notícias, nesta segunda-feira, 10, revelou um surpreendente crescimento do prefeito Fábio Nunes (PT), que vai tentar a reeleição em outubro. Segundo os dados publicados, Fábio Nunes é aprovado por 64,68% da população de Bom Jesus da Lapa. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n° BA-05159/2024.
#NA AVALIAÇÃO do governo de Fábio Nunes, 3,64% dos eleitores avaliaram o mandato como “ótimo”, 20,26% como “bom” e 40,78% como “regular”. Outros 12,47% dos lapenses avaliaram o petista como “ruim” e 19,74% como “péssimo”. 3,12% não souberam ou não responderam.
#APESAR de o Instituto ter entrevistado apenas 450 eleitores entre os dias 31 de maio a 02 de junho de 2024, os números apontam um grande crescimento do nome de Fábio Nunes, que está tendo a oportunidade de transformar a cidade nos últimos dois meses e alguns dias, quando se viu livre da sombra de Eures Ribeiro que opinava e, segundo o prefeito, atrapalhava a gestão.
#NA ESPONTÂNEA, a margem entre Eures e Fábio é muito animadora para o prefeito, já que são apenas 15,12% de diferença. Na estimulada, a diferença sobre para 21,33%, mas, considerando que a pesquisa foi encomendada por Eures Ribeiro, claro, há uma tendência ao povo lembrar do nome dele, dependendo do nome que é falado primeiro pelo entrevistador.
#JOÃO Magalhães obteve 3,33% na espontânea, 3,11% na estimulada. Porém, o pré-candidato tem a maior rejeição que chega a 41,82%. Lembrando ainda que João faz uma campanha solitária visitando comércios e falando com feirantes no dia a dia, além de divulgar ideias de projetos para Bom Jesus da Lapa.
#MAS há um número muito grande de eleitores que não sabe ou não votará em ninguém, que chega 25,71%. São aqueles eleitores a serem conquistados ou convencidos a ir às urnas, aí é uma missão para os marqueteiros das duas campanhas,
#NA PESQUISA espontânea também apareceu o nome do presidente da Câmara Municipal, Eduardinho Filho (PT), que obteve 0,22% das intenções de votos. Isso prova a popularidade do vereador que hoje está filiado ao PT e poderá pensar em uma disputa futura pela Prefeitura.
#O GRUPO de Eures Ribeiro (PSD), que aparece em primeiro lugar nas pesquisas, demonstra que ele vem obtendo uma queda acentuada, com tendência a ver a diferença se estreitar nas próximas semanas, depois do lançamento da pré-candidatura de Fábio Nunes e das ações que vêm ocorrendo no Município.
#ENTRETANTO, os apoiadores de Eures comemoraram muito com bateria de fogos na manhã desta segunda-feira. Os correligionários mais afoitos, como o popular Cebolinha, o principal cabo eleitoral do deputado, que dorme e acorda sonhando com Eures, viveu um dia de delírio disparando em sua bicicleta para levar a novidade por onde passava.
#E NO AMBIENTE de convívio do deputado, todos estão muito tranquilos, considerando que a eleição já está ganha. Pelo menos é o que a maioria do grupo de linha de frente do núcleo acha, com base nas votações que o deputado obteve nas eleições anteriores para prefeito e deputado.
#O DEPUTADO não conta com transferência de muitos votos por parte do outro deputado, Arthur Maia, uma vez que nas enquetes boca a boca, a revolta dos antigos eleitores de Maia é grande, eu não aceitam que ele tenha se humilhado tanto a ponto de se unir ao seu perseguidor por anos. Muita gente acha isso absurdo e jura que nunca mais vai votar no federal.
#OBSERVA-SE também que os principais pré-candidatos a vereador do lado de Eures aparecem pouco em fotos ao lado do deputado, dando lugar a Bobô Oliveira, Daniel Preto e Cebolinha. Alguns pré novatos sabendo que vão ser apenas escada para votação dos escolhidos a dedo para investimentos a partir de agosto, surgem com o chefe e esperam pacientes o momento de receberem os caraminguais.
#JÁ OS VEREADORES de mandato ou suplentes caminham pelas comunidades se apresentando ao povo, mas, só Deus sabe o que falam sobre em quem votar para prefeito. Aí vem aquela velha frase: “Peço o voto pra mim, mas para prefeito, vocês podem votar em quem quiserem”.
#NO LANÇAMENTO da pré-candidatura de Fábio Nunes, o que causou espanto foi a presença de Charles Fernandes (PSD), nome forte na região sudoeste, sendo um dos principais nomes de Guanambi, que já foi deputado e hoje é secretário na Sedur. Lembrando que o PSD é o partido de Eures. Será que ele vai trazer um nome forte do PT no lançamento da sua pré-candidatura?
#OUTRA cena memorável foi quando Fábio Nunes, no palanque, recebeu uma bandeira de Bom Jesus da Lapa e ficou envolvido com ela o tempo todo. Emocionado, ele recebeu as lições políticas e de vida do senador Jaques Wagner, num momento histórico para os 100 anos de emancipação política de Bom Jesus da Lapa.