quinta-feira, novembro 21, 2024

Eures Ribeiro continua com plano de se superar?

Leia também

Por Mara Cerqueira

Essa semana, o deputado Eures tem declarado apoio à candidaturas de prefeitos em toda a região, isso porque o político tem influência forte na politica em muitos municípios da Bahia.

Nos anos de sua administração, Eures ocupou um espaço vago de liderança regional e teve êxito em todos os sentidos; é sabido em todos os cantos da Bahia a influência que Ribeiro exerce como uma espécie de defensor do povo. Eures faz um tipo político do povo, e isso lhe rendeu muito prestígio, inclusive é queridinho no palácio de Ondina.

A estratégia que popularizou o político lapense, foi a missão de otimizar o centro da cidade de Bom Jesus da Lapa, para atendimento aos romeiros, como ele mesmo falou ao Visto 24 Horas, “era uma solicitação antiga dos comerciantes que vivem da romaria e também da administração do Santuário do Bom Jesus da Lapa, que com o crescimento da romaria quando a cidade recebe milhares de romeiros, precisava de melhorar a infraestrutura do centro velho da Cidade”. Com isso Eures matou dois coelhos em uma cajadada só, agradou os comerciantes locais, e deu aos turistas melhor possibilidade de locomoção e ainda embelezou a cidade. O resultado: sua gestão, além de aceita pelo povo da cidade que grande parte vive da romaria, ainda colocou seu nome para evidência em todo o estado.

Com os olhos dos católicos voltados para a cidade, Eures aproveitou para elevar ainda mais o nome da Lapa, fazendo publicidade da terceira romaria do Brasil. Quem não se lembra de suas aparições na Rede Vida e outros canais católicos? Ele também trouxe shows religiosos para o centro da cidade na romaria e impulsionou seu nome na imprensa soteropolitana. Toda essa estratégia, o fez ser conhecido em todo o estado, como ele mesmo declarou: “A meta era revitalizar o centro da cidade”.

Mas esse fato foi apenas o início da sua incursão política, com a visibilidade trazida pelo trabalho à frente da Prefeitura, Eures buscou um feito já alcançado por Roberto Maia e ele como um político obstinado não deixaria de fazer: ser presidente da UPB, (União dos Prefeitos da Bahia), esse fato também lhe levou a ser vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios do Brasil (CNM). Imagine que nesses cargos o gestor de Bom Jesus da Lapa teve acesso a todos os prefeitos da Bahia e até do Brasil. Estar à frente dessas entidades poderia não ter sido grande coisa, caso ele não fosse um político habilidoso, mas nesse caso: “a mão encontrou a luva”.

Ultimamente, o grupo dissidente do deputado Eures Ribeiro tem tentado emplacar o discurso de que ele teria rompido com seu grupo por querer comandar a ferro e fogo os seus apadrinhados. Culpam o deputado por Nunes ter feito um governo medíocre, alegam não ter liberdade para governar, e que ele teria feito um rombo gigantesco na Prefeitura e por isso, o serviço teria se precarizado ainda mais de quatro anos para cá. Esse e outros argumentos dificilmente serão aceitos pelo povo, ora! Se é fato que o Eures só chegou ao cargo de deputado porque foi financiado pela prefeitura de Lapa, então Fábio teria desviado dinheiro do serviço público para elegê-lo,  de quais áreas esses desvios foram feitos? Seria da educação, saúde, cultura, infraestrutura, etc… então, essa insinuação fala mais sobre o atual gestor, Fabio Nunes, do que querem fazer entender.

O fato é que numa campanha para deputado não basta ter uma máquina pública nas mãos, e sim um conjunto de estratégias, como foi demonstrado ao relatar parte da história politica do deputado.

A realidade é que Eures não está concorrendo com Nunes nessas eleições, e sim com ele mesmo, porque ele viu ainda garoto que era um político acima da média, que poderia ir longe nessa arte de conquistar pessoas, ele conhece cada um dos que colocou em determinados lugares e sabe que vai depender dele mesmo para se eleger, incluindo a parte da sua competência em agregar pessoas e respeito aos seus colaboradores, como sempre fez.

A determinação de Ribeiro é o seu combustível diário, ele chegou em um lugar em que poderia muito bem se estagnar, fica em sua zona de conforto, mas não é o feitio do deputado que tem enfrentado uma agenda cansativa até para um jovem que acabara de entrar na política, imagine para alguém com sua estabilidade e consagração. Ribeiro sabe o que quer, e pelas vezes que tem acertado, é bem provável que vença as eleições do outubro e esse texto não fará uma análise do mérito de nenhuma questão abordada, e sim constatar que na política ganha o mais habilidoso, o mais carismático, o que mais gosta de gente, o que não tem preguiça, o que não se intimida, o que mais gosta de poder, e claro, o que monta uma estratégia em si mesmo, e não no que busca a sombra dos outros para se locupletar.

A Ricardo Imóveis é a pioneira na expansão imobiliária de Bom Jesus da Lapa e região na Bahia. (77) 3481-5899

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias