sábado, novembro 23, 2024

Romeu Thessing quer discutir segurança pública com a sociedade civil

Leia também

Por Mara Cerqueira

O tema da segurança pública muitas vezes é negligenciado por muitos gestores, no entanto, esse tema está entre as principais preocupações da sociedade, ocupando o primeiro lugar em muitas situações.

Tratar de segurança pública muitas vezes está ligado à ideia de que a segurança das comunidades está diretamente ligada ao poder estadual, e sim, isso não é de tudo falso. Por outro lado, a segurança pública pode também ser um instrumento de observação no âmbito dos municípipes.

Para o pré-candidato Romeu Thessing, a cidade de Bom Jesus da Lapa precisa tomar algumas atitudes que podem fazer toda a diferença, a primeira é a proposta de um Posto da Polícia Militar 24 horas para o bairro João Paulo II, Distrito do Projeto Formoso e Distrito de Favelândia.

No entendimento de Romeu, a violência está diretamente ligada à pobreza, por esse motivo, a segurança pública deve ser enfrentada em todos os âmbitos dos poderes, federal, estadual e municipal. Pensando dessa forma o pré-candidato vai propor um debate geral com a população para buscar soluções para enfrentar um tema que precisa de ser entendido, visto que a principal vítima da violência é o jovem, esse que deveria estar sendo preparado para atuar no futuro próximo da nossa sociedade.

Se o homem jovem é a maior vítima da violência, ele também é o maior vilão da história, eles são os que mais matam e os que mais morrem, e é na juventude que a maioria dos reclusos em casas de detenções tem sua primeira entrada ainda na adolescência.

Uma das principais causas da violência tem a ver com a falta de perspectiva de futuro, na juventude, por não está completamente formada sua maturidade o jovem é exposto a muitas influências, fora, e às vezes até mesmo dentro de seus lares. O tráfico de intorpecentes, por exemplo, tem os adolescentes como a principal base para ser aliciado para o fim de revenda e também para ser usuário.

Por conta dessas questões a sensação de insegurança é real até mesmo em uma cidade de porte pequeno como é o caso de Bom Jesus da Lapa, e encontra como causa principal a desigualdade social, sobretudo a problemática da educação com baixo aproveitamento por parte dos alunos e vai até a falta de colocação no mercado de trabalho.

Para Romeu, ainda que todas essas causas sejam reconhecidas por todos, ele propõe que as soluções não sejam de cima para baixo, é preciso de um diálogo com toda a sociedade, ouvindo todos os envolvidos e buscar executar a curto prazo com a intenção de, se não resolver completamente a situação, pelo menos amenizar a insegurança da nossa cidade.

Por fim, lembrar que a segurança pública pode melhorar atuando de forma mais efetiva, principalmente no que se refere à assistência social, educação, cultura, desporto, de lazer e uma política de emprego que possa possibilitar o primeiro emprego.

Apenas com uma política que busque efetivar sua atuação, se pode verdadeiramente mudar a realidade de uma sociedade.

reprodução

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias