Por Emanoel Virgino
As redes sociais foram invadidas por milhares de cards com eleitores marcando presença
Quem acredita que a democracia é um sistema político fascinante pode se espelhar na pré-campanha de Bom Jesus da Lapa, visto o sentimento de liberdade tomando conta das ruas, e fazendo com que o clima eleitoral seja o mais animador das últimas décadas.
Fábio Nunes (PT), pré-candidato à reeleição se transformou em um verdadeiro fenômeno desde que Eures Ribeiro (PSD) se afastou dele por livre e espontânea vontade. Nota-se, com isso, que verdadeiramente a Lapa está sorrindo, contrariando o mote de campanha do adversário.
Não são apenas os eleitores que estão propensos a seguir Fábio Nunes, porém, as crianças que se manifestam fazendo o gesto do L com as mãos e gritando a alcunha “Veão”, como é conhecido o prefeito. É bom sinal quando os pequenos aderem naturalmente a uma causa.
Parte da onda chamada Lapa livre tem avançado nas reuniões dos vereadores, que acabam por ver os espaços ficando pequenos para prestigiar a fala dos pré-candidatos. Isso ficou mais evidente na caminhada pelo bairro Magalhães Neto, aonde o prefeito por duas vezes teve que ir tamanho foi o assédio das famílias querendo abraçá-lo e oferecer um café.
Nesta sexta-feira, 02, a movimentação vai ser no Colégio Estadual, ao lado da Uneb, no bairro Amaralina, a partir das 18 horas, quando acontece a convenção partidária que indicará Fábio Nunes à reeleição, juntamente com os pré-candidatos a vereador que estão no grupo e apoiam o prefeito.
Lá de Salvador a cúpula do governo assiste à movimentação em Bom Jesus da Lapa, com a certeza de que a candidatura do PT na capital baiana da fé é algo inédito em termos de importância e história política do partido na cidade. Com as atenções voltadas para a Lapa em tempo de romaria, naturalmente muitas forças políticas de renome estarão prestigiando Fábio.
A força da coligação partidária com o PT reúne oito partidos políticos, que são PT, PSDB, Avante, Cidadania, Solidariedade, Rede, Agir e PSol, podendo ainda contar com outros que ainda não se manifestaram.
Uma das categorias que prometem estar marcando presença é a dos profissionais em educação, que foram massacrados nas gestões de Eures Ribeiro e valorizados na gestão de Fábio Nunes.
A maioria dos vereadores de mandato vai comparecer, assim como ex-vereadores e lideranças masculinas e femininas, com destaque para uma verdadeira legião de jovens que estão organizando até caminhada até o local da convenção, sendo a concentração no Cruzeiro de Santa Luzia.
O encontro vai ser um termômetro do que poderá acontecer na campanha que começa no dia 16 de agosto e termina no dia 5 de outubro, já que a eleição será no dia 6, domingo.