sexta-feira, novembro 22, 2024

Envolvimento popular em Bom Jesus da Lapa se contrapõe à velha política representada por Eures Ribeiro e Arthur Maia

Leia também

Por Emanoel Virgino

Fábio Nunes lidera novo grupo político e a população segue os passos da liberdade

As convenções do último final de semana foram um termômetro que apontam o grau de popularidade dos principais pré-candidatos a prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes (PT) representando a renovação e Eures Ribeiro (PSD) com a velha política coronelista dele e de Arthur Maia.

Em uma cidade onde o governador Jeronimo não pode participar abertamente na campanha, por Eures ser deputado estadual e por ter um histórico de chantagear o governo, como fez com Rui Costa, Lula e até mesmo o governo atual, o papel de Fábio Nunes representa grande mudança com participação ativa em massa da população.

Na sexta-feira, uma legião de eleitores se dirigiu ao local da convenção, quando o PT e os partidos coligados escolheram seus pré-candidatos, sendo Fábio se propondo à reeleição, assim como os vereadores Eduardinho Filho, Jair do Leocádio, Erivelton Radson, Dedezão, Zezinho Duarte, Davy Archanjo, Nerivaldo da Pesca e Euller Nogueira.

Outros nomes fortes que já foram vereadores ou não, tais como Enio Guedes, Sinho Vieira, Regina Tanajura, Juliana Vaz, Kelly Dourado, Wislei Barros, Andyr Show, Leandro do Quilombo, Márcio Viana, Irmão Romilson dentre outros levaram suas comitivas, e o que se viu foi uma explosão de alegria, contrariando os adversários que dizem que a Lapa precisa voltar a sorrir.

Já no sábado, 03, foi a vez da convenção do PSD, que escolheu Eures Ribeiro como candidato, juntamente com os vereadores Sárgio do Bandeira, Zenilton, Cori, Gedson, Ernesto, Leonel Cardoso e os ex-vereadores Romeu Thessing e Maria Leles.

No caso do deputado, viu-se repetir um tipo de manifestação política com que a Lapa está acostumada a conviver, motivada por barulho de motocicletas, filas nos postos de gasolina, ônibus e vãs chegando de cidades circunvizinhas e estacionando até mesmo em frente à casa do deputado.

No entanto, o volume de pessoas reunidas por Eures no mesmo local onde Fábio Nunes fez sua convenção, foi visivelmente menor do que a quantidade de eleitores no ato do PT escolher seus candidatos. Quase nenhum pré-candidato a vereador do grupo de Eures Ribeiro conseguiu arregimentar uma quantidade expressiva de seguidores, salvo o vereador Coriolano ou as pré-candidatas que são apostas de Eures, Jamima, Rafinha e Kamilla.

Em outras palavras, Fábio Nunes apresentou na convenção o que se pode chamar de nova política de Bom Jesus da Lapa, combinando com o conceito de “Lapa Livre”, termo utilizado na pré-campanha do prefeito, já que os grupos que acompanham Fábio Nunes carregam a marca da liberdade, o que nunca se viu nas gestões de Eures Ribeiro, quando a sociedade convivia com ameaças, perseguição aos comerciantes, professores, garis e muita demolição de escolas para se construir outras, o que significa dinheiro saindo pelo gargalo.

Ninguém duvida que a união de Eures e Arthur Maia, o qual escancarou na convenção que ele e o deputado estadual sempre foram parceiros, representa a velha política, com a promessa de demolição do Hospital Carmela Dutra para construir em um novo no local, algo totalmente absurdo, já que um novo hospital pode ser construído em outra área permitindo o atual, que já passou por reformas nos últimos anos, poder continuar atendendo à população como sempre faz há décadas.

Em contrapartida, Fábio Nunes anunciou que será construído um shopping center no local ocioso onde Eures destruiu vários comércios, uma escola e residências, na Av. Manuel Novaes,  bem no centro da cidade e hoje só serve para estacionamento e temporada de circo.

E como dizia o grande e sábio, Belchior, “o novo sempre vem”.

Em Bom Jesus da Lapa e região.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias